Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Como acertar na compra de um novo celular

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Comprar um celular novo atualmente não é tarefa muito fácil. A variedade de modelos, marcas e recursos é bastante extensa e os terminais estão agregando em um mesmo aparelho diversas funcionalidades, o que pode gerar indecisão dos consumidores nas lojas. Para os que estão planejando a aquisição de um terminal mais moderno ou entrando agora na telefonia móvel, algumas dicas que podem ajudar você a acertar na comprar.

“O celular é hoje um dos objetos que mais passa tempo com as pessoas e é forte candidato a se transformar em uma plataforma multimídia com amplas funcionalidades para comunicação e entretenimento”, afirma André Varga, gerente de produto da divisão de telecomn da Samsung Brasil.

Vargas observa que os terminais além de ser usados para falar, são hoje tocadores de música, câmeras fotográficas, terminais de dados e mais recentemente estão ganharam a funcionalidade de TV móvel. São recursos que antes eram compartilhados com outras pessoas e que entraram para o celular para serem usados individualmente.

O executivo da Samsung afirma que os aparelhos estão ficando cada vez mais complexos. Ele reconhece que a quantidade de recursos que os terminais trazem pode gerar indecisão na hora da compra. “É difícil para o vendedor tentar adivinhar o que é mais adequado para a necessidade de cada consumidor”.

Por essa dificuldade, muitas pessoas compram aparelhos por modismo, sem avaliar se vão realmente usar os recursos do aparelho que estão adquirindo. Um exemplo, é o usuário que não precisa de fotos de alta resolução e paga para ter um modelo com câmera de 5 megapixels.

“O consumidor tem que observar se vai desfrutar de todas as funcionalidades oferecidas pelo terminal no seu dia-a-dia”, aconselha. As três dicas dele são: analise o que necessita realmente no celular, o custo-benefício dos recursos que ele traz e o quanto o tem para investir neste bem.

Pesquise bastante

Carlos Melo, diretor de vendas de celulares da LG, orienta que depois que o consumidor avaliar para que exatamente quer o celular deve pesquisar bastante para encontrar o modelo que mais lhe atende. Ele pode buscar essas informações em folhetos, lojas pontos-de-vendas conceito, sites especializados e que assistam a vídeos na Web dos produtos que mais atendem suas necessidades.

“Tem consumidor que quer um celular por status e o que mais valorizam num terminal é o design. Eles não estão preocupados se o aparelho oferece uma câmera fotográfica com alta resolução”, diz Melo. Segundo ele, para esses usuários fashion, um aparelho Prada é o seu estilo ideal.

Já para os hevy-users, não olham muito para design e sim para a sofisticação tecnológica. “Eles querem um celular 3G com videochamada e outras novidade e pagam por isso”, conta Melo.

“Há também os que querem terminais só para falar e que buscam terminais simples. Nesse caso, o mais importante para eles é o tempo de duração da bateria, que é um recurso básico para os “falantes”, complementa Henrique Freitas, gerente de marketing de produtos da Motorola.

Freitas menciona pesquisas que revelam que 92% dos consumidores brasileiros de celulares compram aparelhos de até R$ 399, o que sinaliza que a maioria tem terminais não muito sofisticados.

Que modelo lhe atende

Veja abaixo em que perfil você se enquadra e o que observar na hora da compra de um novo celular:

Music Phone - Quem quer transformar o celular em tocador digital deve verificar se memória do aparelho tem capacidade para armazenamento de suas músicas. Já há aparelhos que guardam até 1 GB de dados, mas existe a opção de se comprar um cartão avulso. Nesse caso, é preciso avaliar o que vale mais apena a compra de um cartão adicional ou de um aparelho com mais memória. O kit básico desses usuários é cabo USB, cartão de memória e fone estéreo.

Câmara Phone - Os que viajam bastante e querem um celular para fotografar em qualquer lugar com alta resolução encontram no mercado terminais com câmeras de 5 megapixels, que é o topo de linha. É importante verificar se o tipo escolhido é confortável para receber ligações. O tamanho pode causar desconforto. Modelos 2 ou 3 megapixels são menores e talvez atendem suas necessidades.

Smartphone - Se você precisa de um terminal para acessar dados em qualquer lugar deve verificar se ele faz sincronismo com seu e-mail, se o tamanho do teclado é confortável para escrever e-mail e textos, bem como se o tamanho da tela é confortável. É aconselhável analisar o sistema operacional. A maioria desse aparelhos vem com Windows Mobile, Symbian e Linux. Outra dica dos especialistas é a escolha por um modelo que seja esteticamente bonito e que não cause desconforto na hora de usar para fazer e receber chamadas.

TV Digital Phone - Esse novo recurso estará disponível sem custo para os usuários, mas por enquanto apenas a Samsung tem esta oferta no Brasil lançada em parceria com a Vivo. A aquisição de um aparelho desse deve levar em conta a cobertura do sinal de TV digital, que está começando no País.

Os que forem investir neste tipo de celular devem verificar a duração da bateria, o tamanho e tipo de tela que tem de ser OLED, a sucessora do LCD e observar também se o aparelho vem com suporte para ficar posicionado na mesa durante as transmissões.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina