Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Conheça os celulares para religiosos

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O celular também é usado para expressar a fé, seja por meio de ringtones, carregando escrituras ou aconselhamentos. De olho nos usuários mais religiosos, fabricantes têm oferecido celulares criados especificamente para algumas religiões, em diversas partes do mundo.
O fato de não haver um celular voltado aos cristãos pode lhe surpreender. E, na verdade, os cristãos lideram o uso de acessórios e softwares temáticos para dispositivos móveis, incluindo adesivos e capas, toques musicais e conteúdos da Bíblia. Na prática, entretanto, nenhum fabricante oferece um celular pré-configurado para este segmento.No entanto, outras religiões possuem aparelhos personalizados, que merecem destaque. Conheça a seguir os três celulares religiosos mais interessantes do mercado:
3º lugar: O celular judaico
Há alguns anos, um rabino ultra-ortodoxo procurou Abrasha Burstyn, Chief Executive Officer da Mirs Communications Ltd., subsidiária da Motorola Inc., em Israel, com a proposta de um novo conceito de celular.
O resultado é um aparelho que atende as premissas sugeridas pelo rabino, como o bloqueio a conteúdos impróprios para os olhos e ouvidos de outros judeus ultra-ortodoxos, em Israel, que representam 7% da população do país.O celular é imprecisamente chamado pela imprensa local de "Kosher phone", já que um gadget não pode ser, de fato, "Kosher". Na prática, o aparelho tem a aprovação do que seria, essencialmente, um conselho de boas práticas chamado Comitê Rabínico de Comunicações.
Enquanto a maioria dos celulares religiosos é apresentada como um aparelho tradicional, que carrega funções e conteúdos específicos, o "Kosher phone" tem funções de menos, ou simplesmente faz e recebe chamadas. O modelo não tem câmera, não troca mensagens de texto ou acessa a internet. Além disso, mais de 10 mil telefones de serviços de encontros ou de 'disque-sexo' estão previamente bloqueados.
A parte mais interessante é que o "Kosher phone" oferece cobranças ou descontos específicos para chamadas feitas a outro "Kosher phone". Isso inclui uma tarifa significativa de 2,44 dólares por minuto de conversação se a chamada ocorrer durante o Shabbath, o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.
A operadora local observou que há demanda por celulares com funcionalidades limitadas também entre judeus não-ortodoxos, mas conservadores, e muçulmanos em Israel, e outras regiões.
2º lugar: O celular muçulmano
Se há alguma religião que realmente precise de um celular especial, é a islâmica. Isso por uma simples razão: bons muçulmanos rezam voltados para Mecca cinco vezes ao dia.Se você vive em um vilarejo muçulmano, será avisado sobre a hora certa de rezar por um "chamado para a oração" que é emitido em alto volume diretamente da mesquita local. Uma vez dentro da mesquita, toda a edificação é orientada para Mecca, então é fácil se localizar.
Para os muçulmanos que vivem em grandes cidades, a situação é mais complicada. E aí um celular pode resolver o problema.
Há celulares específicos para muçulmanos em vários países. O melhor que encontrei é um modelo fabricado em Cingapura pela empresa Ilkone Asia. Basta fazer uma chamada para o 0800 da Ilkone e o aparelho não só emite um "chamado para a oração" nas horas apropriadas, como aponta a direção de Mecca e ainda reproduz orações gravadas por um alto-falante.
O celular também conta com o texto completo do Alcorão tanto em árabe como em inglês.
O "Ilkone I-800" está disponível para usuários do Líbano, Jordânia, Qatar, Bahrain, África do Norte, Cingapura, Turquia, Indonésia, Malásia, Brunei, Bangladesh, Irã, Paquistão e Índia. Em breve, o serviço será lançado na Europa e nos Estados Unidos.
1º lugar: O celular budista
O melhor celular religioso do mundo foi criado para os budistas. É um Nokia N70, raro e bastante modificado, vendido somente na China.O terminal é folheado a ouro e conta com uma peça de jade chamada "botão de vídeo Buda". Quando pressionado o botão exibe vídeos budistas.
Outra peça de jade incrustada na parte traseira do celular, no centro do alto-falante, serve apenas como decoração. Nesta parte, o celular exibe uma imagem de Buda e é de onde podem ser ouvidos clássicos da música budista e 12 sutras.
A bateria, a caneta e até a porta de acesso ao cartão de mídia removível são todas adornadas com temas budistas chineses.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina