Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Em Portugal, banda larga móvel ultrapassa oferta fixa

terça-feira, 20 de maio de 2008

Pela primeira vez, o número de usuários dos serviços de banda larga móvel ultrapassou o número de consumidores de banda larga fixa em Portugal. No final do primeiro trimestre deste ano, o país contabilizou 1,71 milhões de acesso móveis, contra 1,52 milhões de acessos móveis. No total, Portugal possui 3,2 milhões de consumidores do serviço de banda larga.

De janeiro a março houve um ritmo bastante acelerado por parte dos serviços de banda larga móvel, segundo dados da Agência Nacional de Comunicações (Anacom). Por sua vez, o órgão detectou uma queda na procura dos serviços baseados em tecnologia fixa (0,2%), principalmente, na parte dos produtos baseados na tecnologia ADSL.

Dos 1,71 milhões de assinantes móveis de banda larga contabilizados pela Anacom, 793 mil estavam ativos no trimestre, o que significa um incremento de 152% em relação ao mesmo período no ano passado.

O órgão regulador constatou ainda que o volume de tráfego gerado pelos acessos móveis cresceu cerca de 40%. Portugal ainda tem assinantes da Internet Discada. Ao final de março, 60 mil assinantes ainda utilizavam o acesso discado no país.

O número, no entanto, caiu em relação ao último trimestre de 2007, quando 99 mil portugueses ainda usavam a Internet Discada.De acordo ainda com a Anacom, Portugal possui, hoje, 16,7% de penetração na oferta da banda larga móvel e 14,4% no serviço de banda larga fixa. Os serviços de 3G, lançados em 2006, são ofertados pelas operadoras TMN, Vodafone e Optimus

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina