Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Jogos Olimpícos: Com ou sem 3G?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O governo chinês assegura que a escolha pelo TD-SCDMA, padrão próprio para a Terceira Geração da telefonia móvel, está mantida, mas assume que a rede da China Mobile, operadora onde os testes com a tecnologia estão sendo feitos, não estará preparada para ser lançada comercialmente no período dos jogos - de 08 a 24 de agosto. Expectativa, agora, é saber como o governo chinês vai fazer para que turistas e jornalistas possam usar a última geração da telefonia móvel.

Isso porque o forte terremoto que abalou o país - mais de 70 mil pessoas morreram - requer recursos financeiros imediatos para a reconstrução de cidades e auxílio aos sobreviventes. Ao optar pelo TD-SCDMA, o governo chinês sabia que não havia interoperabilidade com qualquer outro padrão CDMA existente no mundo. A conexão móvel celular acontecerá via rede GSM de segunda geração- GPRS ou EDGE, cuja velocidade máxima não chega a 384 kbps, taxa bem baixa para transmissão de imagens.

"O TD-SCDMA (Time Division Synchronous Code Division Multiple Access) vai começar a funcionar em dez grandes cidades depois dos Jogos", afirmou Wan Gang, Ministro da Ciência e da Tecnologia chinês, durante uma conferência de imprensa em Pequim, na semana passada. O executivo, no entanto, não divulgou um cronograma de lançamento tampouco os nomes das localidades escolhidas.

Até o momento, a Comissão Organizadora dos Jogos Olimpícos de Pequim já recebeu 15 mil terminais TD-SCDMA da Samsung para que se tenha 3G no evento, através da China Mobile. Nacionalmente, o TD-SCDMA está em fase final de testes em Pequim, Xangai, e em outras cidades do país. Ao todo, segundo informou a agência de notícias da China, mais de 20 mil terminais na tecnologia TD-SCDMA estão em testes, além dos 15 mil cedidos pela Samsung

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina