Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

LG vai acompanhar "com atenção" atos da Nokia na Coréia

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A LG Electronics, número quatro no ranking mundial de fabricantes de celular, está acompanhando atentamente a rival Nokia diante das notícias de que a líder no mercado de telefones móveis vá promover corte nos preços de seus aparelhos e ingressar novamente no mercado sul-coreano até o final deste ano.

As ações da LG caíram mais de 8 por cento nesta segunda-feira, na medida em que os investidores avaliam o impacto do potencial corte de preços que a Nokia pretende fazer. Um executivo da LG, entretanto, disse que a empresa estava otimista sobre o desempenho dessa indústria neste ano.

"Estamos interessados no mercado coreano e, por isso, estamos estudando-o, mas ainda não apresentamos nenhum produto para esse mercado", disse o porta-voz da Nokia Kari Tuutti, recusando-se a comentar a política de preços futura.

No final do pregão da Coréia do Sul, as ações da LG fecharam com queda de 3,8 por cento, enquanto as da rival Samsung caíram 4 por cento. O mercado coreano caiu 1,5 por cento.

"Estamos acompanhando a Nokia com atenção", disse Chang Ma, vice-presidente da LG para estratégias de mercado, em uma entrevista à Reuters.

Os analistas ficaram divididos sobre os impactos dos movimentos da Nokia.

"Uma queda nos preços dos aparelhos Nokia, se acontecer realmente, não vai ser aplicada a toda a linha de modelos", disse Lee Sung-june, analista da SK Securities.

"Além disso, as estratégias de LG e de Nokia são diferentes, já que esta última oferece modelos mais baratos e a LG está mais focada em aparelhos com mais recursos tecnológicos", acrescentou.

John Park, analista da Daishin Securities, notou que, assim como a LG se beneficiou da perda de mercado da Nokia na América do Norte, a entrada da companhia finlandesa no mercado coreano deve ser um fator de atenção para a LG.

Chang Ma disse que a LG também estava pronta para aproveitar qualquer oportunidade que surja com a terceira colocada no ranking mundial Motorola, que passa por dificuldades, ou com a Sony Ericsson, quinta colocada.

A Motorola vem perdendo participação nas vendas mundiais depois de falhar em apresentar ao mercado um substituto à altura do sucesso do Razr, enquanto a Sony Ericsson viu sua lucratividade reduzida à metade no primeiro trimestre, diante de um desaqueciemnto da demanda por aparelhos com recursos como câmera e música.

Reuters

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina