Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Memória desenvolvida pela HP pode dar fim ao boot nos computadores

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Uma teoria desenvolvida nos anos 70 pode mudar as tecnologias de armazenamento de informação. Cientistas da HP anunciaram um novo tipo de circuito com a capacidade de reter informação mesmo depois de desligado.

O memristor (resistor de memória) é o quarto tipo de circuito elétrico. Além desse, existem os resistores, capacitores e indutores. Leon Chua, cientista da Universidade de Berkeley havia levantado essa possibilidade há três decadas atrás.

Na prática, essas memórias seriam mais rápidas, gastariam menos energia, eliminariam a necessidade de reiniciar o computador e, o mais importante: guardariam dados mesmo quando desligadas.

É possível fazer uma analogia com o cérebro humano: além de armazenar informações, esses circuitos saberiam "como a informação foi adquirida". Ou seja, ao religar o PC, ele voltaria ao estado em que estava quando foi desligado.

Fisicamente, o circuito consiste num microfilme de dióxido de titânio colocado entre dois eletrodos. Ao aplicar uma carga elétrica entre os dois pólos, a estrutura da matéria é alterada, permitindo o armazenamento dos dados.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina