Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Escola japonesa usa videogame portátil para ensinar inglês

quinta-feira, 26 de junho de 2008


Nintendo DS rompe ensino tradicional da língua no Japão.
Videogame tem softwares que também incentivam raciocínio e lógica.

O Nintendo DS não significa mais apenas jogos e diversão para os estudantes de inglês da escola de garotas Joshi Gakuen em Tóquio (Japão). O videogame portátil agora vem sendo usado como peça fundamental no ensino, rompendo os tradicionais métodos acadêmicos japoneses.

Em uma classe da sétima série, os 32 alunos usam a caneta de plástico do portátil para soletrar palavras como "hamburger" e "coca", seguindo a voz eletrônica do "professor virtual". Um dos recursos do portátil é a tela sensível ao toque, que permite uma interação mais intuitiva do usuário, que pode clicar e escrever como se usasse um bloco de notas.

É como uma versão hi-tech dos concursos de soletração. Quando o usuário soletra corretamente, surge na tela a palavra "good" (bom), e o estudante avança para o próximo teste. Os cinco primeiros a completarem a seqüência de exercícios são premiados com adesivos coloridos.

"É divertido", diz Chigusa Matsumoto, de 12 anos, uma das cinco primeiras alunas a terminar. "Você pode estudar enquanto se diverte".
Assim como muitos outros jovens japoneses, ela tem o DS em casa, com jogos como "Mario kart" e "Animal crossing". Mas ela insiste que seu favorito é o software de aprender inglês.As atividades, que a escola passou a promover este ano, são as primeiras de uma vasta série aplicada pelas escolas públicas do Japão, segundo Yasuhiro Yamamoto, gerente de software da produtora Paon Corp, que desenvolveu o curso de inglês para o DS. "É uma grande revolução para uma sala de aula japonesa", diz.

A educação japonesa tradicionalmente carrega a fama de dar prioridade à "decoreba" e à gramática da língua inglesa, sem desenvolver a conversação.

O DS conta com uma série de quebra-cabeças e jogos de desafio feitos para desenvolver o raciocínio matemático e outras habilidades. Essa é parte da estratégia da Nintendo para atrair jogadores novatos, idosos e mulheres. Seguindo essa tendência, o Wii, videogame que utiliza um controle sensível aos movimentos do jogador, tem sido um sucesso de vendas para a empresa desde o lançamento, em 2006. O DS vem sendo usado em período de testes em diversas escolas japonesas. Ele faz parte de um curso que inclui um vídeo de americanos fazendo pedidos em um restaurante. Os estudantes acompanham as cenas com fones de ouvido e repetem os diálogos. "Dois hambúrgueres e duas cocas, por favor", eles dizem. "Muito bom. Bom trabalho", diz a professora Motoko Okubo, enquanto os estudantes avançam para o próximo exercício.
Motoko diz que nunca tinha visto tanto entusiasmo e concentração dos alunos como nas aulas com o Nintendo DS.
O diretor Tsuneo Saneyoshi diz que a iniciativa dividiu os professores que estão acostumados a manter os jogos afastados da sala de aula. Para fazer parte do teste, a escola recebeu 40 unidades do DS e softwares gratuitos.
"Alguns professores não estão convencidos de que essa iniciativa é boa", diz Saneyoshi, acrescentando que ainda não há comprovação do valor educacional do DS.
Para a vice-diretora da escola, Junko Tatsumi, a transição foi tranqüila. "Não houve oposição dos pais, e não foi uma decisão tão difícil para nós. Nós pensamos que seria uma grande idéia".

via|G1

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina