Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nova tecnologia revela se pessoa usou drogas ou explosivos pelas digitais

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Os criminosos do futuro vão ter que se preocupar bem mais com suas impressões digitais: uma nova tecnologia promete não apenas revelar a identidade de uma pessoa a partir do registro, mas também se ela consumiu drogas ou lidou com explosivos. E mais: será possível reconhecer uma digital individual em uma área com várias outras sobrepostas –- um enorme desafio para a ciência forense atual.

O segredo está na química. A equipe de R. Graham Cooks, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveu uma ferramenta capaz de ler a “assinatura química" da pessoa.
Em seu trabalho publicado na revista “Science” desta semana, Cooks explica que além das linhas que identificam uma pessoa, a impressão digital também reúne uma gama de compostos químicos, que vão desde coisas naturais da pele humana, como restos de superfícies tocadas.

Na figura "A", a imagem de uma digital com restos de cocaína; na "B", uma imagem feita apenas a partir no novo sistema; na "C", uma impressão normal feita com o dedo pressionado em tinta; na "D", uma imagem de computador feita a partir da imagem normal. Todas são da mesma impressão da mesma pessoa.

via: G1

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina