Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Mesmo com a crise venda de smartphones segue em alta

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


O mercado mundial de smartphones registrou vendas de 36,5 milhões de unidades no terceiro trimestre, um aumento de 11,5% na comparação com o mesmo período de 2007. O forte sucesso do iPhone fez a Apple subir de 3,4% para 12,9% do market share na área.

A crise econômica influencia o resultado do trimestre, apesar da expansão. Houve uma queda na taxa de crescimento - a primeira registrada em 2008, observa o Gartner.

Um dos pontos críticos é o alto custo dos contratos mensais de dados, considerados ainda caros pela maior parte dos usuários, apesar de as operadoras investirem no subsídio do terminal. Com a recessão, os clientes retraem a opção pelo smartphones, preocupados com um custo elevado.

Segundo o Gartner, a Nokia manteve a liderança absoluta no mercado de smartphones, mas viu sua participação recuar para 42,4% no trimestre, ante 48,7% em igual período do ano passado. Isso ocorreu porque pela primeira vez a fabricante finlandesa registrou um declínio de 3% nas vendas, que totalizaram 15,47 milhões de aparelhos, contra 15,86 milhões no mesmo período de 2007.

Em segundo lugar no ranking, a RIM, fabricante do Blackberry, avança sobre o mercado da Nokia. No terceiro trimestre ela vendeu 5,8 milhões de aparelhos, 81,7% a mais do que no ano anterior, o que fez sua participação de mercado subir de 9,7% para 15,9% na comparação anual.

Já a Apple, com o iPhone 3G, vendeu 4,7 milhões de unidades no período, passando para uma participação de mercado de 12,9%, contra 3,4% um ano antes.

A América do Norte foi o mercado que apresentou o mais rápido crescimento de smartphones, com um aumento de 68% nas vendas durante o terceiro trimestre. A América Latina registra alta de 56%. Na região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA), a expansão foi de 14%. Já a região da Ásia-Pacífico registrou uma queda de 11%.

via: CD

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina