Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

RIM e Motorola trocam ações na Justiça

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

As duas fabricantes de celulares aparecem como vítimas e réus em diferentes processos por quebra de patentes
A Reuters divulgou nesta terça-feira, 19/02, que a RIM (Research in Motion), fabricante do BlackBerry, e a Motorola, aparecem como réus e vítimas em diferentes processos judiciais sobre tecnologias utilizadas em seus aparelhos sem fio.

Na semana passada, em uma ação impetrada em um tribunal de Dallas (EUA), a RIM acusou a Motorola de quebra de patente e de cobrança exagerada pelo uso de suas patentes por competidores, enquanto se recusa a pagar royalties pelas patentes da própria RIM. Para a fabricante do BlackBerry, a rival cobra preços exorbitantes por suas licenças por não conseguir mais inovar no desenvolvimento de aparelhos móveis.

De acordo com a Reuters, uma das patentes em discussão cobre o uso da tecnologia que permite aos usuários de celulares acessarem redes Wi-Fi, hoje presente nos aparelhos 8100 Pearl, 8300 Curve e 8800 series, além do próprio BlackBerry e do Exchange Server do BlackBerry, que permite acesso a sistemas corporativos. A Motorola nega as acusações, e entrou com outro processo, contra a RIM, em outro distrito do Texas.As ações entre as duas companhias aparentemente são resultado do fim de um acordo de troca de licenças, firmado entre as fabricantes em 2003 e finalizado em 2007. Além da não renovação do acordo, a RIM começou a conquistar mais usuários domésticos com a oferta de produtos como as linhas Pearl e Curve. Ao mesmo tempo, a Motorola passou a assediar usuários corporativos com a sua linha Q.

Alguns analistas dizem que as ações podem ainda levar anos para serem definidas, mas Gene Quinn, advogado especializado em patentes, escreveu em um artigo que a Motorola teria o direito de cobrar o quanto quisesse pelo licenciamento de suas tecnologias e que a RIM estaria contrariada por ter que pagar mais pelas tecnologias que necessita.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina