Telas de celulares: tamanho x funcionalidades
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
às 7:13 AMÀ medida que os celulares vão ganhando mais funções multimídia e de uso da Internet, aumenta a necessidade de uma boa tela, capaz de exibir filmes, rodar jogos e de navegar sem utilizar quilômetros de barras de rolagem.
Ao mesmo tempo, também cresce a necessidade dos aparelhos serem cada vez menores, mais leves, para caber no bolso de qualquer bermuda.Uma solução que começou a ganhar espaço após o lançamento do iPhone foi a tecnologia touchscreen. Com a eliminação dos botões, a tela pode ocupar um espaço maior sem comprometer o tamanho geral do aparelho.
Teclados touchscreen e QWERTY
Da mesma forma que o mouse não substituiu o teclado, a tela touchscreen ainda não tem forças para derrubar os minúsculos teclados QWERTY —aqueles com 26 letras, parecidos com o teclado do computador —, principal característica visual dos smartphones e celulares PDA.
Ainda que os aparelhos com telas sensíveis ao toque possam simular teclados completos em seus aplicativos, muita gente considera mais prático e mais rápido escrever em botões de verdade.
Os celulares Palm Treo, por exemplo, já têm touchscreen desde a versão 680, mas o teclado de 26 letras continua lá.
Rotação de tela
Uma outra tecnologia que tem despontado nos celulares mais novos é a rotação do conteúdo da tela, que funciona tanto no modo retrato quanto em paisagem. Alguns modelos, como o iPhone e Nokia N95, trazem sensores para que a mudança seja feita automaticamente. Há outros celulares em que a virada é feita por um comando no telefone.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.