Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

GPS integrado poderá significar perda da privacidade

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Comprar um celular com GPS pesa um pouco no bolso, (os modelos custam, em média, R$ 1.500) mas pode significar economia de dinheiro e de espaço para quem pensa em comprar os dois eletrônicos separadamente.

Os aparelhos equipados com GPS oferecem programas para localização e composição de rotas de viagem. Já existem softwares que podem ultrapassar as funcionalidades que vêm instaladas de fábrica.
Com as principais funções do Google Maps, o Google Mobile Maps é um exemplo desse tipo de software. O aplicativo mostra mapas e imagens por satélite e possibilita a busca por endereços. Há uma opção, ainda em testes, que utiliza torres de celular para fornecer coordenadas aproximadas, possibilitando que mesmo celulares sem GPS possam se localizar.
Privacidade

Encontrar-se no mundo pode ter seus pontos negativos. Ao mesmo tempo em que um aparelho celular com GPS pode lhe ajudar a encontrar e seguir uma rota, ele também tem a capacidade de transmitir sua localização para outras pessoas.

Nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 —o equivalente ao nosso 190 ou 193 —já tem capacidade de rastrear a localização de quem está chamando. A questão polêmica é que, no futuro, o mundo pode se transformar em um grande Big Brother, onde chefes poderão saber a localização exata de seus subordinados e namorados ciumentos acompanharão passo a passo o paradeiro de seus pares.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina