Trolltech alarga suporte a plataformas WindowsCE
domingo, 24 de fevereiro de 2008
às 11:21 AM
Uma das plataformas móveis mais promissoras do mercado, a Qt da Trolltech, passa a estar disponível para plataformas WindowsCE / Windows Mobile, ainda que numa versão Technology Preview.
O destino encarregou-se de dar sentido aos rumores que davam conta de um futuro envolvimento da toda-poderosa Nokia no segmento Windows Mobile, e que foram peremptoriamente desmentidos pela marca, já que o fabricante finlandês adquiriu a Trolltech recentemente.
Este passo é também interessante para a própria Nokia que passa a ter controlo sobre uma das ferramentas de desenvolvimento mais versáteis do mercado, podendo optar por amputar algumas das suas funcionalidades para esta ou aquela plataforma.
A plataforma Qt passa a estar disponível para plataformas Windows, Mac, Linux, Unix e WindowsCE, dando corpo ao mais alargado Rich Client Framework de programação para sistema de secretária e móveis.
O desenvolvimento de aplicações baseada no Qt da trolltech pode ser efectuado tanto em C++ como em Java (J2ME no caso dos terminais móveis) recorrendo a ferramentas própria e contando com clientes como a Adobe, a Google, a Skype ou a Walt Disney.
A possibilidade de se aproveitar soluções desenvolvidas tendo em conta as plataformas de Mobile Linux ou os computadores de secretária, nos terminais WindowsCE / Windows Mobile pode acelerar a conversão de certos projectos, aplicações ou utilitários que até agora estavam apenas disponíveis para outros sistemas operativos.
A Trolltech tenta ainda aproveitar o crescimento do interesse á volta da plataforma Windows Mobile para conseguir introduzir as suas ferramentas de desenvolvimento em campos onde a Microsoft é ‘dona e senhora’.
A prova disso é a inclusão do qmake no arsenal de ferramentas do Qt e que permite a criação de projectos Visual C (.vcproj) e sua distribuição para dispositivos WindowsCE/Windows Mobile.
Actualmente, e por se tratar de uma versão Technology Preview o download é gratuito mas num futuro próximo irá depender do objectivo do desenvolvimento: aplicações comerciais ou soluções open-source gratuitas.
A Trolltech recomenda ainda que esta versão seja usada apenas para fins de avaliação e não para criar produtos finais ou completos já que existem certos aspectos que pdoerão ser alterados quando for lançada a versão final do Qt.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.