Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

eGPS, a navegação por satélite dá um passo em frente

sábado, 23 de fevereiro de 2008


A utilização de dispositivos portáteis enquanto auxiliares de condução ou de navegação está em franco crescimento expondo algumas das suas fragilidades de uma forma mais evidente.
O tempo de arranque longo, um nível de precisão abaixo das expectativas e a impossibilidade de captar um sinal aproveitável no interior de edifícios são algumas das queixas mais frequentes e os pontos que os fabricantes estão a rever com mais atenção.

Depois das diversas abordagens ao A-GPS (Assisted GPS), onde o objectivo é melhorar o tempo de arranque e a precisão quando é possível combinar o sinal de satélite com a triangulação obtida recorrendo à rede de comunicações celulares, a CSR apresenta o eGPS (enhanced GPS).
Tempo de arranque inferior ao habitual, possibilidade de funcionar no interior de edifícios, consumo de energia minúsculo, tamanho compacto para ser facilmente integrável nas motherboards dos terminais móveis e preço razoável são as virtudes desta nova geração de receptores.

O chip da CSR, quem combina o receptor GPS com um módulo Bluetooth, recorre aos seus servidores para obter as efemérides (localização provável dos satélites) para alcançar o estado de funcionamento mais rapidamente (cold start) mas recorre também às redes GSM, CDMA ou UMTS para determinar a localização do terminal em situações onde a recepção dos sinais de satélites é muito fraca.
Nestas situações, o terminal recorre à base de dados das empresas da localização das antenas e do tempo que demora o sinal a chegar de uma antena ao terminal para determinar a sua posição.
Para tal o próprio terminal envia um sinal para si mesmo através das redes de comunicações e depois ‘mede’ o tempo que demora a recebê-lo de volta. Comparando o valor obtido com a identificação das células activas e os parâmetros registados na sua base de dados, o eGPS consegue fornecer a posição do terminal com um grau de aproximação bastante elevado.
Este chip começará a ser distribuído pelos fabricante ainda durante este ano.

Imprimir Salvar como Pdf

2 comentários:

francis cabral disse...

martinez o blog está muito bom, mas o que não combinou com o fundp preto foi o gif verde piscando, está iluminante demais, nao se se aconteceu com mais alguem, mas comigome ardeu os olhos. até

Cláudio Martinez disse...

obrigado pelo elogio francis, se eu te disser que estou tentando remover esse maldito gif tem 5 dias e nao consigo o comando de remover imagem nao funciona ja mandei um email para o pessoal do blogspost pra tentar me ajudar com isso e ate agora nada

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina