Anatel quer que prestadoras façam o desbloqueio dos celulares em 24 horas
segunda-feira, 10 de março de 2008
às 2:40 PMA Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai enviar uma notificação às operadoras de telefonia móvel com a orientação para que o serviço de desbloqueio dos aparelhos celulares seja realizado no prazo de 24 horas. Atualmente, as empresas levam de três a sete dias para realizar o serviço.
De acordo com a agência, será enviada uma notificação às prestadoras solicitando o comparecimento de representantes com o objetivo de expor a posição da reguladora de que o desbloqueio deve ser padronizado em 24 horas. Esse encontro entre Anatel e prestadoras deverá ocorrer em até três semanas.
Serviço pode demorar até uma semana
A equipe do WNews checou os prazos da prestação do serviço em oito lojas (entre próprias e autorizadas) das prestadoras Vivo, Claro e TIM. No caso da Vivo, o tempo de espera informado foi de até sete dias; a Claro disse que levava três e a TIM, até cinco dias. De acordo com a agência reguladora, apesar do tempo não estar regulamentado nas novas regras do SMP (Serviço Móvel Pessoal), o entendimento atual da agência reguladora é que o serviço deve ser prestado em 24 horas, assim como está estipulado para as solicitações de desativação da linha.
Para efetuar o desbloqueio, o usuário precisa se dirigir às lojas próprias das operadoras. Somente nesses locais é que o usuário poderá desbloquear o telefone, de acordo com os pontos de venda e autorizadas visitadas. Para solicitar o serviço, o usuário precisa estar munido da segunda via da nota fiscal de compra do aparelho e documentos pessoais. Caso contrário, ele não consegue a liberação do celular.
A agência reguladora informou que é é necessário que haja a identificação do usuário para que a pessoa não desbloqueie um celular que não é dela. É um procedimento da empresa, mas se o usuário não concordar, poderá ser feita uma reclamção pelo telefone 0800 332001 para que a Anatel faça uma análise da solicitação.
WNews
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