Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Até 2014 o Brasil terá um celular por habitante, diz conselheiro da Anatel

segunda-feira, 31 de março de 2008

O Brasil deverá ter um celular por habitante até 2014, afirmou Plínio Aguiar, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em evento sobre banda larga que aconteceu nesta segunda-feira, 31/03, em São Paulo. “No último leilão que realizamos a Anatel fez exigências para que as operadoras levem cobertura aos mais de 1,8 mil municípios que não têm acesso à telefonia móvel”.

Outra aposta da Agência é na massificação da tecnologia 3G. “Em no máximo cinco anos todos os municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes terão cobertura para telefonia móvel de terceira geração”, antecipa Aguiar. Nas cidades com população acima de 100 mil pessoas o 3G chegará mais rápido.

A Anatel aposta que a banda larga pegará carona na popularização do 3G. “O País vive hoje um momento favorável para a disseminação da Internet de alta velocidade. Há investimento tanto na infra-estrutura fixa, quanto móvel. O que falta é competição e regras claras que dêem suporte a essa concorrência”. País tem hoje 1,8 mil provedores de Internet locais. “São empresas pequenas com cerca de cinco funcionários que oferecem acesso em diversas localidades do Brasil. Precisamos olhar para elas e incentivá-las”.

Aguiar disse ainda que o acesso à banda larga hoje é mais essencial para o desenvolvimento do País do que a telefonia fixa.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina