Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Bye bye Handango, o êxodo começou

domingo, 30 de março de 2008


É indesmentível que a Handango foi uma das empresas que mais contribuiu para o sucesso do Windows Mobile ao oferecer um ponto de encontro entre quem desenvolve software e aqueles que procuravam algo mais do que o sistema operativo tinha para oferecer.
Mas a crescente popularidade da loja online e a falta de alternativas viáveis (as que existiam praticavam o mesmo género de política) criou as bases para se estabelecer a lei do ‘quero, posso e mando’.

Actualmente a Handango cobra 50% do valor facturado, isto é, em produtos como o SPB Mobile Shell 2.0 fica com quase $15,00 de cada cópia vendida. Este tipo de política não beneficia nem o cliente final nem quem produziu o software mas apenas a Handango que pouco ou nada faz para merecer estas taxas.
Mas esta posição arrogante não se esgota nas taxas cobradas, é também aplicável aos pagamentos (uma vez por mês quando a parte do developer ultrapassa os $100), na imposição de campanhas (o ‘desconto’ é suportado pelos criadores e não pela handango) e na forma como é dados destaque aos produtos.

Se há seis ou sete anos não existiam grandes alternativas para a promoção de produtos (e nessa altura as taxas eram bem mais baixas), hoje em dia são milhares os websites e blogs dedicados a este género de dispositivos.
A promoção dos produtos faz-se pela imposição da sua qualidade e não por figurarem numa loja monstruosa onde não é possível dar o devido destaque a todos os catalogados.

Num movimento mais ou menos concertado, diversos programadores e empresas produtoras de software estão a unir esforços na tentativa de encontrarem outras alternativas mais justas.
É que uma das consequências da redução das tarifas pagas às lojas online pode ser a redução dos preços praticados ou, pelo menos, o melhoramento dos recursos de quem escreve as aplicações e consequentemente melhores programas e assistência.

PCdeBolso

Imprimir Salvar como Pdf

1 comentários:

Anônimo disse...

Sou brasileiro e trabalho como engenheiro de software senior na Handango em Hurst, TX, EUA. Nao sei muito sobre as taxas cobradas. Contudo uma grande vantagem de vender na Handango e' toda a propaganda e marketing que sao oferecidos, alem de diversas ferramentas que facilitam colocar o software no site. Por exemplo, a Handango esta' fechando parcerias com Sony-Ericsson, Nokia, Blackberry, etc. Por tras dessas parcerias seu produto estara' sendo vendido diretamente nos mobile sites da handango para aquelas parcerias. Por exemplo, acabo de terminar o projeto da Sony-Ericsson, onde fui o lider desenvolvedor do site movel da Handango para a Sony-Ericsson. Se seu produto e' compativel com os aparelhos da Sony-Ericsson, seu produto podera' ser incluido no catalogo da Handango. E todos aqueles que comprarem os novos aparelhos da Sony-Ericsson poderao comprar e baixar seu produto on-line pelo proprio smartphone. O mesmo acontece com a Nokia, e outras parcerias.

Imagine todo o trabalho de fechar parcerias com grandes lojas (BestBuy) operadoras (Verizon) e fabricantes (Sony-Ericsson, Nokia),...., as propagandas que sao colocadas nos Jornais, nos sites (HotMail), etc, etc, etc. Todo o trabalho de graphics design por tras das propagandas. E' um pouco parecido com o sistema do McDonnalds. Ou seja, voce paga os royalties, mas recebe em troco um monte de beneficios tambem.

Rubens Gomes
http://www.rubens-gomes.com/

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina