Lula recebe celular Samsung capaz de captar sinal de TV Digital
terça-feira, 4 de março de 2008
às 9:15 AMPosted by
Cláudio Martinez
0 Comments
A visita do presidente à fábrica da Samsung em São Paulo acontecerá nesta terça-feira, 04/03. Também não houve ainda um consenso com relação à concessão dos incentivos fiscais para os terminais 3G. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defende que apenas os celulares aptos para transmitir a TV digital aberta sejam contemplados com os benefícios.
A TV digital aberta terrestre completou três meses neste domingo 02/03, com a adesão muito aquém da expectativa. A transmissão ainda está centralizada na Cidade de São Paulo. As vendas dos conversores (set-top-boxes) ficou aquém da expectativa dos fabricantes e também do próprio governo, que assumiu que o custo dos equipamentos é alto para o consumidor que precisa da tecnologia para melhorar a recepção do sinal da TV aberta e gratuita.
No caso das celulares, o grande impasse é que a TV digital será um serviço gratuito, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso da tela pelo consumidor. Isso porque o sistema brasileiro é baseado no ISDB-T, padrão japonês, que não obriga o canal de retorno via celulares. As teles móveis que compraram licenças de Terceira Geração lutam para conseguir o direito de criar TV Móvel paga, e assim, é claro, cobrarem dos seus assinantes pelo acesso à uma programação específica.
Para tentar contornar o problema, o governo pressiona com a concessão dos incentivos fiscais. Os terminais 3G, de acordo com o ministro Hélio Costa, só devem receber incentivos - renúncia de impostos - se vierem aptos para a recepção do sinal da TV Aberta Terrestre. A questão mobiliza a indústria do setor, uma vez que esses terminais não têm um custo baixo, mesmo para um público de maior poder aquisitivo como é o esperado para o serviço de Terceira Geração.
convergenciadigital Imprimir Salvar como Pdf
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.