Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

No celular, 40% dos assinantes têm aparelho com acesso à Internet, mas apenas 5% usam o serviço

segunda-feira, 17 de março de 2008

O acesso à Internet via celular poderá vir a ser uma realidade com a 3G. Hoje, apesar de 40% dos assinantes móveis possuírem aparelhos capacitados para navegar na Web, apenas 5% contratam o serviço. Esta é uma das conclusões do levantamento TIC Domícilios 2007, realizado pelo NIC.br, e que avaliou o uso do celular no Brasil.

O incremento do acesso à Internet via 3G poderá vir, afirmam os responsáveis pelo estudo, em função de a nova rede oferecer uma performance mais adequada para a navegação. O grande problema é que os terminais de hoje são para rede 2,5G.

Neste caso, a idéia é que o custo do acesso nessa rede venha a cair com o serviço 3G para atrair o consumidor que já possui um terminal apto para a contratação do serviço. O estudo revela ainda que apesar do forte predomínio do serviço pré-pago, as aplicações móveis começam a ser mais usadas pelos consumidores.

O envio de mensagens - SMS, por exemplo, cresceu de 4%, em 2005, para 15%, em 2007. Fato que é explicado pelos organizadores do estudo pela estratégia das operadoras brasileiras de reduzirem o custo do serviço.

O envio de mensagens é, hoje, uma atividade comum para mais de 51% dos usuários entrevistados. O serviço é usado, principalmente, por assinantes com idades entre 16 e 34 anos, e com nível de escolaridade superior ou médio.

O TIC Domícilios 2007 também constatou que 66% dos entrevistados assumiram já ter usado um celular, apesar de apenas 51% responderem possuir um terminal próprio. Isso significa que o compartilhamento do terminal, principalmente, nas classes de menor poder aquisitivo é uma realidade.

O levantamento mostra ainda que a posse bem como o uso do celular, cresce conforme aumenta a faixa de renda familiar, grau de instrução e a classe social. De 2006 para 2007, por exemplo, o percentual de quem usou o celular cresceu de 61% para 66%. Já o índice de quem possui um terminal também cresceu no período de 45% para 51%, muito a partir da estratégia de subsídio adotada pelas operadoras móveis.

O estudo mostra ainda que a faixa etária entre 25 anos e 34 anos é a que apresenta a maior penetração de posse (69%) e de uso (81%). Em compensação, o serviço móvel parece distante da faixa etária com 60 anos. Nesta faixa, somente 22% admitiram possuir um telefone celular e 32% assumiram usar um terminal móvel.

O TIC Domicílios 2007 ouviu um universo de 17 mil pessoas de todas as classes sociais e em todas as regiões do país, entre setembro e novembro do ano passado.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina