Windows Mobile terá suporte a conteúdos em Flash e documentos em PDF
segunda-feira, 17 de março de 2008
às 10:40 AMA Microsoft anunciou, nesta segunda-feira (17/03), um acordo com a Adobe para licenciar o Adobe Flash Lite, o Flash Player para dispositivos móveis, e o Adobe Reader LE software. Desta forma, aparelhos que rodam o Windows Mobile podem visualizar conteúdos em Flash no navegador Internet Explorer Mobile, além de arquivos no formato PDF.
O anúncio significa que os dispositivos com o sistema operacional Windows Mobile terão suporte tanto ao Flash como ao Silverlight, plataforma da Microsoft que permite o desenvolvimento de aplicações multimídia para internet.
O prazo para a integração ainda não foi revelado, mas a Adobe espera ver os novos celularer com suporte ao Flash no final do ano. "Os engenheiros terão de trabalhar juntos para integrar a tecnologia, e então as plataformas serão distribuídas aos fabricantes" disse Anup Murarka, diretor técnico de marketing para mobilidade e dispositivos da Adobe.
No início do mês, a Microsoft anunciou que a Nokia usará o Silverlight. A fabricante finlandesa informou que espera distribuir os aparelhos da série 60 compatíveis com a plataforma da Microsoft no final deste ano. Posteriormente fará a integração do Silverlight nos celulares da série 40 e em seu Internet Tablet.
Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG estão oferecendo terminais com suporte a Flash, informa Murarka. O iPhone, na Apple, não faz parte da lista. "Adoraríamos ver o Flash chegar ao iPhone", declarou o executivo da Adobe. Para que isso aconteça, assim como qualquer outro fabricante, a Apple terá de trabalhar em conjunto com a Adobe e licenciar o Flash para o iPhone.
"Quando tivermos a oportunidade de analisar o SDK o iPhone, e se ele for um veículo para a oferta de uma solução, ficaremos ansiosos para trabalhar com a Apple", afirmou Murarka.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.