Primeiro modelo de MP3 player do mundo comemora 10 anos neste mês
segunda-feira, 10 de março de 2008
às 8:47 PMEm março de 1998, era exibido na Cebit, em Hanover, na Alemanha, um aparelhinho que mudaria para sempre o mundo da música e do entretenimento em geral. Tratava-se do MPMan F10, o primeiro MP3 do mundo a ganhar as lojas do mundo, criado pela empresa sul-coreana Saehan Information Systems e que comemora dez anos neste mês.
E as configurações apresentadas pelo F10 na época mostra a monstruosa evolução dos players a partir dali: o modelo contava com uma unidade Flash de 32MB, armazenando de oito a dez canções, codificadas em 128Kb/s. Medindo 91 x 70 x 165,5mm, ele se comunicava com o PC por meio de uma pré-histórica porta paralela e trazia ainda um minúsculo display LCD, que mal conseguia exibir a música que estava sendo executada.
A estréia do dispositivo nas prateleiras se deu em meados de 1998, com o preço de US$ 250. No entanto, a chegada do Diamond Multimidia Rio PMP300, que trazia as mesmas especificações, além de uma tela maior e slot para o cartão de memória Smart Media, obrigou a Saehan a reduzir o valor de seu produto para US$ 200.
Uma curiosidade é que, desde aquela época, a famigerada RIAA (associação que agrega as principais gravadoras do mundo) já estava de olho na popularização do MP3. Em setembro de 1998, a entidade moveu a primeira ação judicial do gênero, contra a Diamond, fabricante do Rio PMP300. Perdeu e, de quebra, ajudou a popularizar o aparelhinho entre aqueles que já começavam a trocar músicas pela Internet.
E, alguns anos depois, mais precisamente em outubro de 2001, surgiu aí uma tal de Apple, com um tal de iPod... e o resto vocês já sabem.
techguru
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.