Mensageiro pelo celular canibalizará SMS e até mesmo e-mail, diz pesquisa
terça-feira, 29 de abril de 2008
às 7:31 AMEstudo divulgado pela TNS Global Telecoms Insight aponta que o uso de mensageiros instantâneos pelo celular deverá canibalizar as altas taxas atuais de uso de SMSs e e-mails, se tornando o meio de comunicação escrita mais popular do planeta.
O estudo afirma que 61% dos 17 mil usuários de celular em 30 países participantes já usam seus aparelhos para trocar mensagens e escrever SMSs, contra apenas 51% dos que se dedicam apenas à segunda atividade. Apenas 12% dos entrevistados afirmaram usar apenas e-mail no celular.
A tendência já transparece entre usuários que contam com celulares capazes de rodar mensageiros instantâneos e, segundo a consultoria, a ascensão real dos mensageiros móveis, que já atingem 8% dos usuários mundiais, deverá acontecer com a penetração de celulares mais potentes.
O número de SMSs enviados entre pessoas que usam mensagens instantâneas no celular cai 15 pontos percentuais em comparação à média de uso das mensagens de texto nos aparelhos. Usuários deste grupo enviam cerca de 36 % de suas mensagens instantâneas a partir dos seus celulares.
O uso dos softwares é surpreendentemente maior em mercados em desenvolvimento, com Hong Kong liderando a relação de usuários com mensageiros no celular, com 23%, seguido por China (16%), Índia (15%) e Brasil (10%).
"Onde as operadoras lucraram muito com os SMSs, eles enfrentam um desafio real para seus negócios. Com o crescimento de funções para internet em celulares e o grande apelo do mercado de mensageiros móveis, as operadoras não terão escolha a não ser promovê-los mais amplamente", afirma o diretor de tecnologia global da TNS, Matthew Froggatt.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.