Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Consumidor não quer pagar por novos serviços móveis

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Enquanto as vendas de eletrônicos no Brasil cresceu cerca de 22% entre 2006 e 2007, o mercado de celulares aumentou 33% no mesmo período. O dado foi divulgado por Roberto Vazquez, diretor de pesquisas da Nielsen Mobile, durante a abertura do 7º Tela Viva Móvel, realizado pela Converge Comunicações, que acontece esta semana, em São Paulo.

Em sua palestra, Vazquez traçou um raio-x do uso do celular no País. De acordo com dados apresentados pelo diretor de pesquisas, o Brasil é o País latino-americano que mais rapidamente adota novas aplicações nos dispositivos móveis. No entanto, diz ele, a base de mais de 120 milhões de assinantes celulares brasileiros ainda não está preparada para pagar pelos novos serviços.

"O usuário quer experimentar os mesmos serviços gratuitos da internet fixa no celular", disse ele, acrescentando que caberá às empresas anunciantes arcarem com esses custos através de conteúdo patrocinado ou outro tipo de publicidade.

Apesar de muito se falar em internet móvel, especialmente agora, com o lançamento comercial da 3G pelas principais operadoras do País, segundo a Nielsen Mobile, o SMS continua sendo a aplicação mais utilizada pelos donos de celulares no Brasil – nos últimos 30 dias, 61% dos entrevistados enviaram pelo menos um SMS.

Atrás do SMS aparecem os jogos que já vêm instalados no aparelho (25%), música online (9%) e o download de ringtones (8%). Um dado interessante, e que deve ser levado em conta pelas operadoras na hora de fazer publicidade e preparar ofertas, é que nada menos do que 44% dos usuários no Brasil não usam o celular para nenhum tipo de serviço além da voz. "Por isso é preciso fazer as coisas da forma mais simples possível", alerta Vazquez.

O rádio é o serviço mais utilizado pelos brasileiros. Nos últimos 30 dias, de acordo com a Nielsen Mobile, 14% deles ouviram rádio no celular. o download de papéis de parede aparece em segundo lugar, com 11%, seguido pelos ringtones (8%), músicas inteiras (6%) e fotos (6%).

Quando o assunto são os recursos dos aparelhos, a câmera fotográfica é a líder de uso, com 32% dos entrevistados afirmando tê-la utilizado ao menos uma vez no último mês. Os jogos instalados, rádio e MP3 player aparecem na seqüência, com 17%, 17% e 14%, respectivamente.

À propósito, esses são exatamente os recursos que os usuários farão questão de ter em seu próximo aparelho. Segundo a Nielsen, 78% deles fazem questão da câmera, 66% querem MP3 em seu novo celular, 59% dizem que o novo dispositivo precisa ter rádio e 43% querem contar com bluetooth.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina