Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Deflação derruba preço de celulares na Internet em 2,53% no mês de maio

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O e-Flation, que monitora preços de produtos adquiridos online, do mês de maio registrou índice negativo de 0,60%, segundo o Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

De acordo com a avaliação de maio, foi apurada deflação de 2,53% na categoria “Telefonia e celulares”, 1,98% na cesta de “Brinquedos”, acompanhadas de 0,88% em “Informática”, 0,87% na categoria “Linha branca”, 0,29% na cesta de “Livros” e 0,17% na categoria “Eletroeletrônicos”.

Mas outras categorias registraram alta nos preços, segundo o Provar. Foi apurada inflação de 0,47% na categoria “Eletroportáteis”, 0,66% na categoria “CDs e DVDs”, 1,57% para a cesta “Cine e fotos” e 1,83% na categoria “Perfumes e Cosméticos”. Para registrar o e-Flation negativo de

De acordo com o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo, "as variações de preços apuradas no e-Flation de maio são influenciadas pelo período do Dia das Mães, em que ocorre a intensificação das vendas e das ofertas no comércio eletrônico”.

Neste mês foram acompanhadas as mudanças realizadas a partir de abril de 2008, em que a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, representando 71,2% dos itens vendidos na Internet.

Dentre as alterações recém-realizadas estão a substituição da categoria “Produtos para Casa” por “Eletroportáteis” e a criação da categoria “Cine e fotos”. Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A verificação da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.

O e-Flation, que monitora a precificação de produtos adquiridos online, desenvolvido pelo Provar da FIA em parceria com a Felisoni & Associados.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina