Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Usuários querem novos celulares com imagem e Internet

quarta-feira, 14 de maio de 2008


Estudo realizado pela Nielsen aponta que 78% dos usuários que planejam trocar os seus celulares mais antigos no próximo ano pretendem comprar um aparelho que tenha câmera digital. Entre os desejos dos usuários estão também aparelhos com MP3 (66%) e com rádio (59%). Entre os modelos de terceira geração (3G), a preferência é para os que possibilitam a vídeo-chamada (32%) e a recepção de imagens de TV e navegação pela Internet (31%).De acordo com Roberto Vazquez, da Nielsen Mobile, o cenário para fabricantes de celulares e empresas de telefonia é muito atraente, tanto neste ano como no próximo, já que a perspectiva de crescimento do PIB mundial segue acima dos 4% ao ano. Ele aponta os mercados da América Latina e o da África como os mais promissores.

"Os gastos das pessoas com telefonia estão crescendo e cabe às empresas oferecer um serviço cada vez mais diversificado, para atingir a grande massa", afirmou, durante o 7º Tela Viva Móvel, principal evento de telefonia móvel da América Latina que se realiza hoje e amanhã no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Segundo ele, o maior uso dos serviços ainda esbarra na pouca informação que chega aos usuários, principalmente no caso dos países emergentes. "O que se constata, por exemplo, é que 44% dos usuários não utilizaram o serviço de SMS nos 30 dias", diz. "Há um amplo mercado a ser explorado", afirma.

De acordo com Vazquez, a preferência dos brasileiros pelos serviços de imagem, como a vídeo-chamada, mostra que o mercado do País está olhando para o mundo de forma diferente do restante da América Latina.

"O que observamos é que o modo com que os brasileiros lidam com as novas tecnologias é diferente do que o restante da América Latina. É preciso educar o usuário, já que ele ainda não sabe bem o que tem e o que terá à disposição nos próximos anos", diz.

Segundo Paulo Castro, diretor-geral do Terra Brasil, o número de usuários de Internet no Brasil - cerca de 45 milhões - só perde para os usuários de TV aberta. Ele acredita em uma grande mudança sobre como se vê hoje a Internet, principalmente no quesito mobilidade, e diz ser cada vez mais difícil imaginar o futuro.

"A chegada da Internet ao celular está mudando a forma do usuário se relacionar com a rede. É o usuário que define o que quer ver. Hoje ele não quer apenas observar, mas participar do processo", diz. "A trajetória da mídia está cada vez mais na mão do usuário e estamos atentos a esse movimento", diz.

De acordo com Leonardo Tristão, diretor de novos negócios do Google Brasil, a disputa pela mobilidade está baseada também na quantidade de celulares existentes hoje no mundo, estimada no triplo do número de computadores.

"A partir dos próximos anos, muita gente vai fazer o seu primeiro acesso à Internet pelo celular e não pelo computador", diz.

O 7º Tela Viva Móvel reúne cerca de mil participantes. Na pauta, as tendências, tecnologias, aplicações e serviços de valor adicionado para dispositivos móveis. Na quarta-feira, a ênfase será marketing, publicidade e branding.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina