Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Apenas 80% do código do Android será Open Source

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Numa afirmação que terá caído como um bomba entre os mais reputados membros da comunidade Open Source, Andy Rubin, o mentor do projecto Android, dava a conhecer pela primeira vez que menos de 80% do código base do sistema operativo móvel da Google ´será aberto à comunidade de programadores.
Das quase 11 milhões de linhas de código, apenas 8.6 milhões serão colocadas à disposição da comunidade Open Source o que deixa espaço para que uma boa parte do núcleo do Android continue a ser propriedade intelectual privada.

De qualquer das formas, Andy Rubin desmistifica o alegado poder do código que não será revelado dando como exemplo a versão 2.6.24 do kernel Linux que contém cerca de 8 milhões de linhas de código, ou seja, um pouco menos do que a Google está disposta a revelar do projecto Android.
Mesmo assim o arranque do sistema operativo não se fará em modo aberto já que a aliança planeia estabilizar a plataforma antes de a abrir à comunidade em geral.

Este misto ‘fechado / aberto’ do Android já está a criar alguns ‘anticorpos’ entre a comunidade fiel ao conceito open source que tanto aclamou este projecto quando foi apresentado.
O conjunto de vozes criticas cresce de dia para dia, e após ter hostilizado a Sun quando anunciou a criação de uma máquina virtual Java própria, e não a adopção do J2ME que é actualmente considerado o standard do mercado de comunicações móveis, Andy Rubin deixa bem claro que irá evitar a todo o custo o modelo de licenciamento GPL (GNU General Public License).

É um dos parceiros da Google neste projecto, mais concretamente John Bruggeman da Wind River, que vem em auxílio de Rubin e esquematiza o percurso da equipa que gere e desenvolve o Android em algumas palavras.
“Primeiro: eles irão aprendendo a lidar com estas situações à medida que avançarem. Segundo: eles aprendem muito, muito depressa…”

Pcdebolso

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina