Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Mercado vê RIM posicionada para enfrentar iPhone

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ao contrário do ano passado, os investidores da Research in Motion mantiveram a calma esta semana, quando a rival da empresa no mercado de celulares inteligentes, a Apple, ganhou destaque com o lançamento da muito alardeada nova versão do iPhone.

A resposta ponderada que eles exibiram diante do lançamento da Apple reflete a percepção de que é fácil exagerar a ameaça que o iPhone representa.

Mesmo que o iPhone 3G tenha mais possibilidade de atrair usuários empresariais que a versão original do aparelho, é improvável que o produto ofereça desafio insuperável à base de clientes que o BlackBerry, da RIM, mantém com tanta firmeza desde que foi lançado, na opinião de analistas.

Em termos de preço, a RIM deve se provar capaz de concorrer com a Apple quando lançar seu aparelho 3G, o BlackBerry Bold, daqui a alguns meses. Com preço de 199 dólares, o novo modelo básico do iPhone estabeleceu "um novo nível de preço", nas palavras de um analista, para o mercado de celulares inteligentes e todos os competidores sérios terão de acompanhá-lo.

É provável que o iPhone amplie a base de usuários da Apple. Mas, mesmo assim, o Bold deve superar o iPhone em dois dos quesitos mais importantes: acesso sem fio mais rápido à Internet e novos softwares de negócios.

Com as ações da RIM seguindo sem abalo algum nos últimos dias, e a Apple se recuperando da queda que sofreu na segunda-feira, a verdadeira questão agora é quanto mercado as duas fabricantes de celulares inteligentes poderão conquistar de seus rivais maiores.

"A tendência não é tanto RIM contra Apple, creio que existe espaço suficiente para que ambas prosperem", disse Ian Nakamoto, diretor de pesquisa da MacDougall, MacDougall & MacTier. "A questão é mais o crescimento do mercado de celulares inteligentes em um ritmo superior ao do mercado para os fabricantes de celulares tradicionais", disse ele.

Jim Suva, analista de mercados do Citigroup, definiu o preço de 199 dólares para o iPhone de oito gigabytes de memória como "muito competitivo diante dos produtos RIM". O preço do Bold ainda não foi anunciado.

Reuters

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina