Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Participação da internet móvel no Brasil é de 9% e ultrapassa índice de países desenvolvidos, diz IDC

terça-feira, 10 de junho de 2008

O acesso móvel à internet já ultrapassa os índices apresentados em países mais desenvolvidos. De acordo com a consultoria IDC, a participação da internet móvel é de 9% do total de 8,1 milhões de usuários de banda larga. Nos Estados Unidos, esse índice é de 6%.

Para Alex Zago, analista sênior de telecom da consultoria, isso é explicado pelo fato dos EUA, assim como outros países desenvolvidos, terem uma penetração muito maior e mais estabelecida de banda larga fixa.

“Aqui no Brasil, a conexão móvel cobre a lacuna deixada pela banda larga fixa, como nos casos de localidades distantes em que a população tem que se valer da rede móvel por não ter outra opção", afirma.

De acordo com o estudo, a adoção da banda larga móvel ocorre como complemento e como substitutivo à telefonia fixa. "Em muitos casos, a Internet móvel é o único concorrente e, portanto, a única alternativa de oferta das concessionárias de telefonia".

Assim, a oferta de conexões móveis no Brasil já começa a cumprir seu papel no processo de inclusão digital. Nos próximos anos, seguindo a agenda de investimentos em 3G definida pela Anatel (agência reguladora), essa tendência vai ficar ainda mais nítida. "A previsão é que a participação de banda larga móvel no Brasil seja algumas vezes maior do que muitos países desenvolvidos”, conclui Zago.

via|wnews

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina