Capacete hi-tech evita que esportistas fiquem tetraplégicos
quinta-feira, 24 de julho de 2008
às 10:29 AM
Engenheiros da Universidade British Columbia, no Canadá, desenvolveram um capacete que evita que os praticantes de moutain biking, hóquei e vários outros esportes sofram lesões na coluna vertebral.
No caso de uma queda que leve a um impacto direto da cabeça contra o solo ou contra um obstáculo, o novo capacete reduz o impacto sobre o pescoço e a coluna em até 56%, um ganho que pode representar a diferença entre o atleta levantar-se e sair andando ou ficar tetraplégico.
O capacete foi construído com um casco interno móvel que desloca a cabeça levemente no caso de um impacto, tirando a tensão que seria dirigida inteiramente à coluna cervical. Há uma redução entre 27 e 56% na força e entre 19 e 72% no torque, dependendo do ângulo de impacto.
"Os capacetes atuais não foram projetados para proteger o pescoço e a região cervical da espinha, que são justamente as mais frágeis," diz o engenheiro Peter Cripton. Segundo dados do Dr. Cripton, 10% dos casos de danos à espinha dorsal acontecem quando as pessoas estão utilizando capacetes, de acordo com o site Inovação Tecnológica.
O mecanismo, batizado de Pro-Neck-Tor, só é acionado quando o impacto se dá acima de uma certa velocidade e sob um determinado ângulo.
o equipamento já foi patenteado e agora está em vias de negociações com a indústria para que chegue ao mercado.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.