Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Transferjet, transferência de arquivos de alta-resolução

quinta-feira, 24 de julho de 2008


A Sony está desenvolvendo, junto à outras empresas, uma uma tecnologia chamada TransferJet para facilitar a transferência de arquivos de alta-resolução como videos, músicas, fotos… pela simples aproximação de dois dispositivos.

A velocidade teórica será de 560 Mbps, o que daria para transferir filmes inteiros em segundos.

Seria este um concorrente ao BlueTooth? Não. O foco desta nova tecnologia é apenas na transmissão de arquivos de alta-resolução. Além disso tem a limitação de, obrigatóriamente, ter que posicionar os dispositivos próximos (3cm) um do outro.

As empresas que formam o consórcio para desenvolver esta tecnologia são:

Sony Corporation, Canon Inc., Eastman Kodak Company, Hitachi Ltd., Victor Company of Japan, KDDI Corporation, Kenwood Corporation, Matsushita Electric Industrial Co., Ltd (Panasonic), Nikon Corporation, Olympus Imaging Corporation, Pioneer Corporation, SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD., Seiko Epson Corporation, Sony Ericsson Mobile Communications, Toshiba Corporation.

Mais informacões podem ser vistas aqui.

Por falar nisso, alguém lembra do Wibree? Aquela tecnologia que a Nokia havia anunciado para conectividade sem fio de pequenos dispositivos? Para quem não lembra ou nem chegou a ver, esta nova tecnologia consumiria apenas uma fração de energia comparada com outras soluções.

Ela também possuiria vantagens em relação ao Bluetooth, e utilizaria o mesmo tipo de componentes de suas antenas. Além de compatibilidade com dispositivos de computadores, o Wibree poderia ser aplicado a aplicações domésticas como brinquedos, relógios e outras coisas. Ela alcançaria uma distância de até 10 metros e permitiria a taxa de transferência de até 10Mbps. Eu disse tudo no passado pois nunca mais ouvi falar nada sobre o Wibree. Alguém ai tem alguma notícia sobre o Wibree?

via|N Possibilidades

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina