CEO da Symbian detalha competição com Android e cogita parceria com Google
quarta-feira, 16 de julho de 2008
às 3:12 PMUma colaboração mais ampla entre Symbian e Google tanto no nível de aplicações como do sistema operacional é possível no futuro, afirmou o CEO da Symbian, Nigel Clifford, nesta quarta-feira (16/07).
¨Temos uma boa relação com o Google¨, afirmou ele em uma conferência em Tóquio. ¨Na verdade o Symbian foi uma das primeiras plataformas móveis a colocar aplicações como busca e mapas do Google¨.
O Google está prestes a competir com a Symbian no mercado de celulares com o lançamento da plataforma Android, enquanto a Symbian se reorganiza para tentar atenuar o impacto.
Em junho, a Nokia, que detinha participação na Symbian, revelou planos de se tornar acionista majoritária e torná-la uma fundação, apoiada por diversas empresas do setor de telefonia.
Como parte da jogada, as três plataformas que rodam o Symbian - S60, UIQ e MOAP - serão unificadas em uma única plataforma aberta.
Clifford afirmou que, enquanto o desafio pode ser visto como uma reação à crescente competição no setor de software móvel aberto, a Symbian está facilitando a vida de fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos.
O executivo também questionou a proposta do Google em introduzir o Android, quando o Symbian já atingiu os objetivos do sistema operacional do Google: uma plataforma já experimentada pelo mercado, tornada aberta e que opera sem licenças de direito autoral.
O Google, no entanto, não é o único competidor do setor de internet e PCs que está tentando pegar um pedaço do mercado de telefonia. O sucesso da entrada da Apple com seu iPhone também pode ser visto como uma ameaça.
¨Nem todos os desenvolvedores podem fazer a transição para desenvolver para telefones celulares - tamanhos de tela são diferentes e ainda existem limitações como consumo de energia e memória¨, afirmou, acrescentando que passar o limite para o desenvolvimento especializado em celulares não é fácil como parece.
via|IDG News
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.