Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Garmin publica código-fonte do sistema Linux das séries 5000 e 800

sábado, 26 de julho de 2008


O fabricante de dispositivos de navegação pessoal Garmin publicou o código-fonte dos sistemas operativos que servem de base às séries Nuvi 5xxx e Nuvi 8xx, na área do seu website dedicada às soluções baseadas em Linux.
Os rumores indicam que na base desta decisão está a polémica que surgiu no início do ano onde a Garmin era acusada de estar a usar um kernel Linux protegido pela modelo de licenciamento GPL2.

Este modelo de licenciamento prevê que qualquer pessoa ou empresa possa usar livremente o sistema operativo, sem qualquer tipo de custos, mas está obrigado a publicar qualquer modificações ou melhorias que possa ter introduzido no código-fonte original.
Apesar de ter sempre afirmado que os seus navegadores pessoais eram baseados em tecnologia proprietária, a antecipação da Garmin a qualquer acção legal não só evita que a empresa possa estar debaixo do fogo de analistas e promotores de comunidades open-source, e de todo o tipo de má publicidade que isso acarreta, mas também dá um sinal bem claro que o seu know-how e valor acrescentado vai bem para além do sistema operativo.

via|pcdebolso

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina