Programadores preferem as plataformas da Microsoft
domingo, 13 de julho de 2008
às 5:23 PM
Grande parte da estratégia para conseguir implementar uma plataforma como referência do mercado e para cativar um grande número de clientes passa por mobilizar uma ampla comunidade de indivíduos e empresas de desenvolvimento.
Quanto maior e mais diversificada for a oferta de aplicações produzidas por terceiros maiores serão as possibilidades de uma certa plataforma agradar e corresponder às expectativas de eventuais utilizadores.
Num inquérito que decorreu nos meses de Maio e Junho e que envolveu 384 programadores (alguns deles integram grandes software houses), a Evans Data tentou determinar quais as tecnologias e plataformas mais aliciantes do ponto de vista de produção de software.
As preferências são lideradas pelo .NET Compact Framework da Microsoft e pelo J2ME da Sun que obtiveram um empate técnico: 43% para a primeira e 42% para a segunda.
Já no que se refere às plataformas (sistemas operativos) a Microsoft volta a reunir o maior número de votos, com o Windows Mobile 6 a reunir cerca de 31% das preferências.
O ponto mais interessante é que uma boa parte dos inquiridos apostam em mais do que uma plataforma e tecnologia (embora nem todos suportem ambas as versões do Windows Mobile, por exemplo). Curiosamente tanto o MacOS como o Android já fazem parte das preferências de alguns programadores mesmo tendo em conta a pouca expressão do primeiro no mercado global e a inexistência de terminais baseados no segundo.
A Evans Data prevê que a influência destes dois últimos sistemas possa vir a crescer às custas do Windows Mobile 5, PalmOS e Symbian (código-nativo) à medida que os terminais neles baseados começarem a ser distribuídos a uma escala global.
Fonte: InfoWorld
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.