Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Celulares com TV analógica ainda este ano

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A fabricante de chips para TV móvel Telegent Systems chegou ao Brasil e pretende repetir no país o mesmo sucesso que vem tendo no exterior, onde vendeu cinco milhões de receptores em seis meses. A indústria fechou negócio com a chinesa ZTE, que em breve irá vender no mercado nacional um terminal capaz de sintonizar o sinal analógico das emissoras de televisão.

O chip, que mede 8 x 8 mm, é instalado no aparelho celular e utiliza uma antena externa para captar o sinal. A recepção é totalmente gratuita, pois não depende da rede da operadora móvel.

Durante um teste rápido feito na região do Itaim, em São Paulo, usando dois celulares vendidos na Ásia, o sistema se mostrou eficiente. Apesar de alguns canais sofrerem distorções momentâneas na imagem, na maioria dos casos os programas foram captados normalmente. O som esteve em sincronia com as cenas e, de acordo com a Telegent, é possível acompanhar, em média, entre quatro e seis horas de programação sem recarregar a bateria do telefone.

A chegada da empresa ao país não foi à toa. Além da grande base instalada de celulares ativos (cerca de 130 milhões), uma pesquisa feita em meados de agosto pela companhia apontou que nada menos do que 90% dos entrevistados no Brasil têm interesse em celulares com acesso à TV aberta. Setenta e sete por cento teriam assistido aos Jogos Olímpicos de Pequim pelo terminal caso ele tivesse a função.

Os conteúdos que geram mais interesse são notícias, esportes e filmes. Aproximadamente 70% das pessoas utilizariam a TV no carro ou táxi, durante o almoço ou em seu tempo livre no trabalho.

A expectativa é que, nas próximas semanas, outra fabricante dê início a um processo de homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, em todo o mundo, cerca de 50 modelos de celular já trazem embutidos o chip da Telegent.

via: wnews

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina