Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Telegent diz que teles ganham com TV móvel gratuita

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ao formalizar a abertura do primeiro escritório da empresa no Brasil e na América Latina, o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da companhia, Carlos Kirjner, rejeitou a tese que a TV móvel gratuita - em função do padrão brasileiro ser o ISDB-T - não traz receita para as operadoras celulares.

Na China, reiterou Kirjner, os clientes concordam em pagar mais US$ 25 para ter um terminal com o produto. "Aqui no Brasil não será diferente e há novos negócios para serem postos à mesa". A ZTE será a primeira fornecedora de celulares a utilizar o chip da Telegent num aparelho 3G no país.

"Tenho a convicção que as teles móveis não estão identificando as oportunidades que a TV móvel gratuita analógica, no nosso caso, porque ainda temos um chip analógico trará para os negócios deles. Temos já uma pesquisa em andamento que o serviço permitirá um incremento imediato de até 8% na receita delas, em função do uso de outras aplicações como o SMS", destacou Carlos Kirjner, em encontro com a imprensa, realizado nesta terça-feira, 26/08, na capital paulista, para formalizar o desembarque da companhia no Brasil.

Questionado se a Telegent planeja desenvolver um chip especial para o ISDB-T- para captar a TV digital - o executivo da Telegent diz que há um potencial de mais de 90 milhões de brasileiros que vão demorar a ter acesso à tecnologia. "A transição da TV analógica para a digital é longa e essa é uma tendência mundial. Mas não descartamos o processo, vamos avaliar os próximos 18 meses", destacou o vice-presidente de desenvolvimento de Negócios.

Kirjner revelou ainda que a Telegent está recrutando profissionais locais para ficar mais próximo da realidade nacional. Também informou que negocia com as principais operadoras móveis para o uso da tecnologia.

"Podemos, inclusive, homologar diretamente o nosso chip para celulares junto à Anatel. Até o momento, a ZTE já homologou e, brevemente, um novo fabricante também o terá homologado", salientou o executivo. A venda do aparelho da ZTE, já com o chip de TV móvel, deverá começar até o final deste ano.

A Telegent é uma empresa recém-criada e possui apenas 18 meses de vida, ressaltou Kirjner, ao ser questionado sobre os planos futuros da companhia. "Ainda estamos priorizando nossa atuação e os celulares são o alvo principal", respondeu Kirjner ao afirmar que os dispositivos móveis - tão somente para captar o sinal da TV - não estão, neste momento, nos planos da empresa.

No final de 2007, a Telegent já contabilizava cinco milhões de usuários da TV móvel. De acordo com pesquisa da In-Sat, ao final deste ano, 34 milhões de celulares já deverão incorporar a funcionalidade da TV móvel. Kirjner não quis revelar montantes com relação à presença da empresa no Brasil.

"Viemos para ficar. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro, independente de o sistema ISDB-T vir ou não a ser adotado por outros países da América Latina. É claro que se houver essa adesão, o volume de entrega cresce e se justifica um aporte maior, mas o Brasil, por si só, já é um grande mercado a ser conquistado", finalizou o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Telegent Systems.

via: Convergência Digital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina