Cuidado com o Skype, você pode estar sendo espionado
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
às 7:18 PMA empresa Skype - que oferece serviços de trocas de mensagens escritas e de voz pela Internet - permitiria que as autoridades chinesas espionassem os usuários de seus serviços de comunicação na rede de computadores, segundo um estudo divulgado por investigadores canadenses.
A TOM-Skype, uma empresa formada pelo Skype (filial da eBay) e a sociedade chinesa de telecomunicações TOM Online, armazenaria mensagens escritas de seus usuários, selecionadas por meio de filtros como "Tibete" ou "Partido Comunista", de acordo com o estudo do Citizen Lab, um grupo de investigação da Universidade de Toronto.
Em um relatório de 16 páginas, o Citizen Lab indicou que "a TOM-Skype está censurando e armazenando mensagens de texto que contenham palavras-chave específicas e sensíveis, e poderia realizar um controle mais dirigido", indicou.
Após a divulgação do informe, o Skype indicou que estava "extremamente preocupado" com o controle de seu chat na Internet por parte de seu sócio chinês.
O Skype assegurou que recebeu informações de que um filtro que bloqueava a difusão de mensagens com algumas palavras havia sido alterado.
"Nos desculpamos profundamente pela violação da privacidade das mensagens de texto nos servidores da TOM na China e estamos tentando urgentemente resolver a situação com a TOM", indicou a companhia.
O relatório do Citizen Lab foi divulgado nesta quarta-feira no site do Information Warfare Monitor, um projeto ae Citizen Lab e do SecDev Group, um grupo especializado em temas de segurança com sede em Ottawa.
AFP
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.