Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Notebooks 3G X modems 3G USB

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pesquisa do segundo trimestre deste ano da consultoria ABI revela que, em 2013, os modems USB ainda serão os grandes impulsionadores do uso da banda larga móvel mundialmente. Os notebooks com chips embarcados tendem a ganhar a preferência do usuário, mas ainda precisam ganhar escala e um custo mais adequado.

"Foi a primeira vez que a ABI apresentou este dado. Até então, a consultoria mostrava uma liderança dos notebooks com chips embarcados, tendência que nós achávamos um pouco distante da vida real, porque os modems 3G são um sucesso em todos os lugares do mundo", afirmou Paulo Breviglieri, diretor de Novos Negócios da Qualcomm do Brasil, que participou do Rio Info 2008.

Segundo Breviglieri, os modems USB terão vida longa no mercado mundial, em especial, nos países emergentes, entre eles, Brasil, China e Índia - que serão, segundo pesquisas, os grandes impulsionadores de aquisição de comunicação móvel nos próximos anos. A expectativa é que os usuários móveis superem a casa dos quatro bilhões, em 2013.

No evento, o executivo reportou que há um grande esforço da comunidade desenvolvedora para a produção de um smartphone de última geração com preço inferior a US$ 250. "Esse terminal inteligente virá com processador dual-core, será aberto a múltiplas plataformas e terá um preço compatível para poder atingir a grande massa de consumidores de comunicação móvel", destacou Breviglieri. A perspectiva é que o terminal venha a estar disponível até dezembro.

O Brasil começa a conhecer o modem USB como uma ferramenta de acesso à conexão banda larga, mas os cientistas já trabalham na sua evolução. Uma delas é a de transformar o modem USB num conector de TV Digital e num pen drive, para armazenamento de informações. "Há vários trabalhos em andamento. A evolução do dispositivo de acesso é um caminho sem volta", frisou o executivo. Para 2009, a previsão de Breviglieri é que comecem a chegar ao mercado mundial os primeiros dispositivos para acesso às redes HSUPA ((High Speed Uplink Packet Access), com velocidades de upload de 50 Mbits.

via: ConvergenciaDigital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina