Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

iTunes especial para cegos

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Apple apresentou uma atualização do iTunes que permite a deficientes visuais operar o software. As informações mostradas na tela são traduzidas em mensagens de voz ou braile conforme o usuário desliza o cursor sobre as opções da interface.

De acordo com o site do jornal Boston Herald, a atualização é resultado de um acordo entre a Apple, a Federação Nacional de Cegos de Massachusetts e a a chefe do Departamento de Justiça de Massachusetts, Martha Coakley. A atualização permitirá que esses deficientes utilizem também o software iTunes U, um programa online de algumas universidades que permite aos estudantes acesso ao conteúdo ligado às demonstrações de laboratório e lições do curso.

De acordo com Steven Rothstein, presidente da Perkins School for the Blind, todos têm direito à informação cultural e educacional. O produto surgiu após a reivindicação de um grupo de ativistas pelos direitos dos deficientes visuais, que percebeu que os cegos não podiam acessar sozinhos o iTunes e o iTunes U.

Segundo o executivo, não faz sentido os deficientes visuais serem alijados de um recurso sonoro se seus ouvidos estão perfeitos. A versão atualizada deverá ser compatível com todos os sistemas operacionais suportados pelo iTunes até junho do ano que vem.

As empresas que desenvolveram o programa entraram em acordo com a Apple e doarão US$ 250 mil para a Comissão de Cegos de Massachusetts, dinheiro que será usado na aquisição do novo software.

Em entrevista cedida ao site de notícias wcco, o adolecente Cory Cadlik, 17 ano ¿ que adora música e se auto-intitula um viciado em gadgets ¿, afirma que é terrível ser tão ligado à tecnologia e não poder fazer algo sozinho. Para Cory e todos os geeks portadores de deficiência visual, o anúncio da Apple é uma boa notícia.

via: terra

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina