Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia lança o 5800 XpressMusic com interface touchscreen

quinta-feira, 2 de outubro de 2008



A Nokia entrou na briga pelos celulares touchscreen hoje, ao anunciar o lançamento do modelo 5800 XpressMusic em Londres. Agora, a Nokia, junto a outros fabricantes como Samsung, LG e HTC, disputam mercado com o iPhone por conta dos celulares com tela sensível ao toque. Não é a primeira investida da Nokia em telas com toque - a empresa tem "internet tablets" (N800, N810 e N810 WiMax Edition) à venda desde 2007.

O 5800 XpressMusic não é um aparelho topo de linha, de acordo com a própria Nokia. É um modelo intermediário que pretende popularizar (vide o preço de 279 euros do aparelho desbloqueado) as telas touchscreen.

O 5800 XpressMusic – mesmo sendo intermediário – oferece alguns recursos melhores que o iPhone: sua tela widescreen é um pouco menor que a da Apple (3,2” contra 3,5”), mas tem resolução maior (640 x 360 contra 480 x 320 pixels). E o celular da Nokia tem câmera digital com melhor resolução (3,2 megapixels com flash) e que faz vídeos em qualidade VGA (640 x 480, a mesma de modelos topo de linha, como o N95), além de uma câmera frontal para videochamada pela rede 3G (inexistente no iPhone). Gravação de vídeos e videochamada são itens inexistentes no iPhone.

O iPhone vem com 8 GB ou 16 GB de armazenamento interno e não removível. O 5800 tem pouca memória interna, mas slot de expansão (padrão microSD) e vem com um cartão de 8 GB, com opcional de 16 GB (ou mais).

Outro ponto ainda a ser testado é a bateria do 5800. A Nokia promete 9 horas de conversação na rede 3G, contra apenas 5 (ou menos) do iPhone 3G. O 5800 conta com um acelerômetro integrado que muda a direção da tela do mesmo modo que o iPhone. O 5800 conta com um software ainda inexistente no iPhone, que é o de direções de mapas, presente no Nokia Maps. O Google Maps do iPhone fornece direções, mas não “fala” a direção.

O navegador da Nokia costuma ser – ao menos no N95 e outros aparelhos da N-series – baseado no mesmo WebKit do Safari, da Apple. A Nokia conseguiu dar um pulo à frente ao permitir o uso de Adobe Flash no browser, algo que a Adobe ainda diz estar desenvolvendo para o iPhone.

À primeira vista, entretanto, a interface sensível ao toque da Nokia ainda parece que precisa de refinamentos, em uma área onde o iPhone brilha. A Nokia incluiu resposta tátil (como a do LG Viewty) no 5800, que pode ser manipulado com os dedos e, fato estranho, com uma caneta stylus ou com uma palheta, como a de uma guitarra, que fica “pendurada” no telefone.

Nos vídeos oficiais, a resposta do 5800 ainda parece lenta, e precisa de maiores testes para confirmar ou não se ela é realmente devagar para responder. Pode ser que a estratégia da Nokia seja lançar um aparelho mais básico neste momento e seguir para algo melhor (e mais avançado) em um futuro próximo, com algum modelo da N-series. Os vídeos também mostram que é preciso dar um "duplo clique" para abrir um item no celular.

A Nokia pretende oferecer o 5800 com acesso ilimitado e gratuito à Nokia Music Store (prevista para chegar ao Brasil em 2009) por conta do serviço Comes With Music na Europa. Talvez esse seja o grande diferencial de serviços da Nokia em comparação à Apple, que limita o acesso à iTunes Store aos brasileiros, por exemplo. Mas também é questão de aguardar e ver como (e se) o Comes With Music vai funcionar por aqui.

Veja os recursos do iPhone 3G e do Nokia 5800 XpressMusic comparados lado a lado:



via: Macworld

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina