Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Você sabe o que significa RDS ou Visual Radio?

segunda-feira, 30 de março de 2009



Em vários aparelhos lançados, tanto automotivos como celulares e residenciais, consta em sua especificação a informação, (radio FM com RDS ou Visual Radio), mais o que exatamente esse recurso faz ou qual a sua utilidade.

Pesquisando sobre isso para sanar a duvida de um usuário do fórum, acabei achando a resposta para esse recurso pouco conhecido ou explorado aqui no Brasil.

Radio Data System (RDS) é uma tecnologia que possibilita a transmissão, de forma inaudível, dum feixe de dados digital com o sinal de áudio de uma emissão em FM (freqüência modulada - 88-108 MHz). O sistema RDS, cujo desenvolvimento iniciou-se nos anos 80 na União Européia de Radiodifusão (EBU - European Broadcasting Union), foi criado de forma a prover os receptores de recursos que facilitassem a sintonia de determinada emissora ou determinado programa, sendo voltado para receptores portáteis principalmente, em especial os auto-rádios (receptores presentes em veículos automotores).

Entre as principais aplicações, destacam-se as seguintes:

apresentação no mostrador digital (display) de dados como o nome da emissora ou rede de emissoras sendo sintonizada, e do tipo de programa sendo recebido (notícias, esportes, música, etc).
sintonia automática do receptor a uma rede de emissoras selecionada.
correção automática da hora indicada pelo relógio embutido do receptor.
recepção automática de informação relacionada ao trânsito.
serviço de radio-paging: envio de mensagens específicas

Eis algumas definições da tecnologia RDS:

PI - Program Identification (código de identificação do canal de programa): código que permite ao receptor identificar cada estação ou rede emissora.
PS - Program Service Name (nome do canal de programa): conjunto de caracteres alfanuméricos (até oito caracteres) apresentados no mostrador digital, informando qual estação ou rede está sendo sintonizada (e.g.: ANTENA 1).
RT - Radio Text (radio texto): a transmissão de texto codificado, não endereçado, de comprimento fixo (até 64 caracteres), habilitando o receptor a exibir mensagens da estação, como título de música, condições do tempo, promoções e outras informações relacionadas ao programa transmitido.
AF - Alternating Frequencies (freqüências alternativas): lista de até 25 canais de freqüências transmitindo a mesma programação; um receptor apropriado poderia então fazer automaticamente uma busca pelo canal tendo o melhor sinal.
TA - Traffic Announcement Identification (anúncio de tráfego): indica que um boletim sobre as condições do trânsito está sendo transmitindo naquele instante.
CT - Clock Time and Date (hora e data): transmissão da hora e data atuais, para atualização da informação existente no receptor.
PTY - Programa Type Search (busca por tipo de programa): habilita o receptor a buscar por estações de acordo com um tipo selecionado de programa, como notícias, esportes, música, etc.

O feixe de dados digital é transmitido a uma taxa de 1187,5 bits/s, modulado por uma sub-portadora de 57 kHz, utilizando o método DSBSC (double side band, supressed carrier, ou modulação em amplitude por portadora suprimida). A figura abaixo indica o espectro do sinal FM transmitido, incluindo o sinal RDS.




Fonte da pesquisa = Google

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina