Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Navegador Fennec (Firefox) no N800

sexta-feira, 1 de maio de 2009


Instalei e não gostei, muito se falou desse navegador, mas creio que a maioria dos comentários positivos foram feito por pessoas que nem chegaram a ter um contato mas a fundo com a versão desse navegador.

Instalei a ultima versão disponível no repositório, a 1.0b1 com o tamanho de 10mb, o navegador é extremamente lento, bota o processador para trabalhar quase sempre em 100% de uso fazendo com que a bateria se desgaste mais rápido, ao contrario do browser nativo.



Os comandos são mais uma dificuldade, o fennec não possui barra lateral para você subir ou descer a pagina, esse processo e feito pelo joypad do N800 ou pelo toque na tela, muito difícil de controlar, pois o motor do fennec não entende de imediato a ação que você esta praticando, em alguns casos me deu ate raiva a falta de inteligencia dele.



Tudo bem, não posso só listar as coisas ruins que encontrei pois também vi muita coisa boa nele, ele com certeza é o browser mobile mais completo que já vi ate hoje. Por exemplo, suporta Add-ons, plugins e temas ou seja, as mesmas coisas do firefox versão para PC, suporta java script, segurança e privacidade, salva senhas e login, salva cokies e ainda permite a limpeza dos dados confidenciais, e sim ele roda qualquer tipo de site sem problema incluindo o youtube que é uma pedra no sapato de quase 100% dos browsers mobiles.



O fennec com certeza sera um browser de respeito e grande usabilidade, mas ele ainda não esta amadurecido o suficiente para ser lançado no mercado, é pesado para carregar e renderizar as paginas, consome todos os recursos do processador o deixando comprometido para executar outras tarefas com rapidez.



Resumindo, se você quiser instalar para experimentar ótimo, mas eu prefiro muito mais o browser nativo do N800, abre rápido renderiza as paginas com uma velocidade boa e não consome carga do processador como o fennec, por isso eu removi o fennec, quem sabe numa próxima versão as coisas melhorem e eu volte a instalar.

Se você chegou a usar ou usa o fennec em seu N800/810 deixe aqui sua opinião.

Imprimir Salvar como Pdf

8 comentários:

Nokia 5th disse...

Depois dessa opinião nem vou experimentar, também vi um alarde em função do Debian e me desapontei muito quando instalei, pois demora muito para abrir, não desinstalei em função da necessidade do OpenOffice, mas Gimp, Iceweasel e Epiphany eu nem toco. O navegador nativo é bonzinho, mas o que gostei mesmo no N800 é a parte de Multimídia, pois o MPlayer roda AVI e FLV com qualidade em mais de 4 polegadas, o aplicativo do Youtube é ótimo e há o FM radio que usa o sintonizador do aparelho (como nos celulares usa o fone como antena). Sinceramente estou gostando muito mais do meu 5800, até criei um blog voltado pra ele, está ficando legal, dá uma olhada em http://nokia-tube5800.blogspot.com/ o seu blog está no meu roll de indicados.

Cláudio Martinez disse...

ola! Nokia 5800, também gostei muito do 5800 mas sua câmera me decepcionou, foi um fator determinante para eu não trocar meu N95 8GB.
o easy debian já li algumas reclamações que depois de um travamento ele ferra com o cartão de memoria, você também pode instalar o KDE com a suíte Koffice.
Gostei do seu blog, ta bem legal e com certeza não faltara assunto para postar, já coloquei você nos meus favoritos.

Anônimo disse...

olá, claúdio! vc ja testou o tear. eu vou testa-lo para compará-lo com o fennec e o nativo. abraços!

Cláudio Martinez disse...

Não testei não, depois de muita coisa que li por ai, conclui que o nativo é a melhor opção realmente, pelo menos nesse atual momento.

Anônimo disse...

martinez, estou escrevendo do n800 e acabei de fazer rápido teste com os três navegadores (nativo, fennec e tear) e o tear ganhou. é mais rápido que os outros dois, inclusive melhor para youtube. o único problema, aliás dos três, é que nenhum deles roda imagem do justin.tv. existe algum problema com a versão do flash. teste, vc vai gostar muito do tear. está no gerenciador de apps. eu gostei muito. não tire conclusão sem testá-lo. quanto ao fennec, também desisti dele. abraços!

Cláudio Martinez disse...

Vou experimentar pra ver

Anônimo disse...

caros "mobile users"
Meu n800 chegou e estou extremamente decepcionado, nao consigo abrir nada que tenha java... um exemplo claro é o site http://br.advfn.com da bolsa de valores.. há um link nas abas superiores chamado "monitor", onde qdo deveria abrir o applet, sou direcionado para um hp da adobe, onde nao ha versao para o software!
qto ao fennec, alem de lente, sempre q abro uma pagina q exige login e senha, ele trava e nao reconhece a parte da digitacao da senha!... assim espero ajuda de vcs! um abraço e parabéns pelo site!

ps:.. é possivel instalar o opera q.vem no 2007, pra essa versao 2008?

Cláudio Martinez disse...

cara aqui abriu normal, uso o OS2008 e o navegador padrão, ta ai a prova
http://img154.imageshack.us/img154/967/screenshot01.png

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina