Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia Guru e o Jogo de Shogi

quarta-feira, 17 de junho de 2009




O que o "Xadrez Japonês" tem haver com esse "Circo" que Nokia armou?

Fato que a tanto o Shogi como o Guru Nokia, são em uma comparação um grande jogo de estratégia.

A idéia por trás disso, não é uma jogada de marketing, então onde está o pulo do gato?

Nokia tem vários objetivos não declarados ao promover o concurso.

1) Mapear suas fraquezas de conectividade e software:
Direto e Obvio, e nada como a mão de obra dos "usuários avançados" ajudando os "usuários perdidos" para recolher essa experiencia de maneira mais viva .

2) Mapear as comunidades e os "Usuários Avançados":
Essa não tão clara no primeiro momento, mas a Nokia quer saber da onde as pessoas que participam de comunidades "bebem" para entender mais de Nokia que os seus funcionários do Call Center. Entender de onde vem a informação e como ela se propaga talvez seja o maior lucro da Nokia.

3) Entender a capacidade de personalização de seus aparelhos:
Ela quer entender até onde o usuário munido de um tutorial pode "remexer" um celular e o que isso pode trazer de beneficio para ele.

4) O Que alguém faria por um Nokia:
Esse objetivo já foi alcançado, vide os dois primeiros Gurus.

5) Outros Dados:
Muito provável que essa pesquisa esteja atrás também de dados menores como "O que colocar no nosso, perguntas mais freqüentes" entre outros...

Parabéns a Nokia pela brilhante forma de implementar uma completa pesquisa de mercado, ao custo de Dois Telefones e um acessório por mês, isso sim é criatividade, não esperava menos da líder mundial em mercado de celulares.

E o certificado? Deixo essa conclusão para vocês, pois alguém pode me dizer que estou errado ou elaborando mais uma das minhas "teorias da conspiração"

Porem respondo por mim, "Fale com a Nossa Autoridade em Nokia" palavras do Valdir para um garota com duvidas no bom e velho 6230 em uma conversa para encaminhar a bomba para mim em uma conversa de msn, é mais do que qualquer certificado para mim.

OBS: Valdir parabéns pelo seu filho, boa sorte na aventura de ser pai.

Imprimir Salvar como Pdf

10 comentários:

Cláudio Martinez disse...

Parabéns Luiz pelo excelente ponto de vista, que melhor fonte de pesquisa sobre um determinado produto a custo zero e ainda por cima com opinião de quem esta todo dia manuseando o produto alvo da pesquisa.
Realmente brilhante, tenho de tirar o chapéu para a nokia

Unknown disse...

Desisti desse negócio.

Prefiro ser lembrado pelos colegas/amigos do que ganhar prêmio.

Abraços

Cláudio Martinez disse...

Exato Eduardo, vamos ficar queto no fórum do Rama que já ta de bom tamanho, afinal amizade é o que importa

Unknown disse...

N97 não oficial digo no mercado paralelo ja disponível. por 2300 mangos hehehe

Abraços

Cláudio Martinez disse...

já vi uns 10 a venda hoje no mercado livre hehehe, na faixa de 2300 a 2700

Marcelo disse...

Olá Luis,

Interessante e até complexo o seu ponto de vista, mas acredito que a intenção da Nokia seja mais simples. Existe uma linha de pensamento chamado de navalha de Occam ou Ockham, em linha gerais, diz que a solução mais simples geralmente é a melhor. Ou seja, a meu ver, o objetivo desta ação é gerar mais buchicho na net sobre os celulares nokias. Assim quando alguém for procurar alguma coisa referente a celular, invariavelmente na busca irá aparecer uma página que fale algo sobre um aparelho Nokia. E como você mesmo disse, por apenas dois telefones e um acessório (que para eles o custo é uma mixaria), eles estão economizando cachoeiras de dinheiro que seriam gastos em propaganda.
Bem, fica ai a minha opinião.
Abs!

Cláudio Martinez disse...

O chamado Marketing Viral, ta funcionando nê.

Luiz Paulo disse...

Eduardo, eu até tinha pensado nisso, mas eu descartei essa variavel por alguns detalhes.

1) Nokia não investiu propaganda em cima dessa ação, nem se quer deu destaque no próprio site

2) ideia viral parte do principio de propagação, nesse caso, os Videos no Youtube e dar uma "bomba" para dois ou três portais de noticias, e deixar que os outros portais e alguns membros de fóruns (que eu critiquei abertamente no gsmecia por só reproduzirem uma noticia qualquer e nem pensar nela) fazem o trabalho sujo.

3) A analise das respostas dadas é no mínimo sem critério de qualidade, e por tanto a Nokia não se preocupa com as eventuais críticas por "algo mal feito" algo que ela estaria muita atenta em relação a qualidade da ação.

Como disse antes, estou fazendo uma especulação baseada na lógica e minha experiência, porem não tenho nenhum fato sólido para confirmar ou não a minha ou a sua teoria.

Caso você esteja certo, isso não passou de um grande tiro no pé, mas nesse aspecto de estratégia, é outra marca que é a primeira em tiro no pé.

Marcelo disse...

Fala Claudio,
É isso mesmo! Só não escrevi por que esqueci qual era o termo usado, mas muito obrigado por me lembrar.
Abs!

Unknown disse...

Olá Luis,
Eu acho que você respondeu para mim mas sem querer colocou o nome do Eduardo. rs
Assim como você, fui através de lógica e da simplicidade para chegar ao meu raciocínio. Quem está certou, acho que ninguém vai descobrir, mas valeu e muito apenas pelo exercício mental. rs
Abs!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina