Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

O Circo dos Nokias Gurus

terça-feira, 16 de junho de 2009


Uma febre tomou conta da internet Brasileira depois que a Nokia anunciou o programa Nokia Guru, ta! mais o que é um Nokia Guru?.

Pra saber visite o link Nokia Guru, pois esse não é o foco desse post, e sim a forma e os critérios utilizados para definir um Guru, pois o pessoal ta postando qualquer merda em fóruns, blogs e comunidades do orkut, que na verdade não ajuda o usuário em nada pois ao invés de procurarem saber como se deu o problema e apresentarem uma possível solução, os candidatos a "Guru" passam mais tempo mandando o pessoal formatar o aparelho, formatar ate o PC (Jesus), atualizar o firmware ou simplesmente visitar a pagina de suporte da nokia, pelo amor de deus se isso é ser um Guru eu quero ser um mico de circo, no meu tempo de fórum só se falava em formatar o aparelho como ultimo recurso a ser utilizado.

E o pior de tudo é que a Nokia esta aceitado, acho que os critérios adotados para validar uma solução eficiente para problemas relatados nos fóruns, blog e comunidades do orkut deveriam ser mais selecionados, pois tem gente desesperada para ganhar os prêmios sem se importar com o que posta.

Eu queria saber que avalia as perguntas e suas respectivas respostas e as valida, por que sinceramente banalizou, eu já com um certo tempo de estrada, estou desistindo de participar, comecei a ver as respostas espalhadas dos candidatos a guru pela internet e desanimei com a qualidade apresentada, os "Gurus" são facilmente identificados com o link na assinatura ou o selo no avatar.

Imprimir Salvar como Pdf

21 comentários:

Anônimo disse...

Nossa ate que em fim alguem falou a respeito disso, deixo aqui que concordo com seu ponto de vista e digo mais assim que ganharem os prêmios os gurus desaparecem pode apostar

Ramalho disse...

Nada contra e nem a favor sobre este projeto. O mais importante, é que as pessoas que mandam formatar aparelho é que vão em eventos da empresa.

Cláudio Martinez disse...

Ta pior que isso Ramalho, e como eu disse, formatar só em ultimo caso depois que se esgotaram todas as possibilidades, você sabe bem disso.

André Luiz disse...

Concordo plenamente, está banalizando a ajuda que muitos há anos vem fazendo em fóruns, blogs e outros meios, hoje em dia qualquer um que têm Symbian "acha" que conhece, porquê aprenderam os "códigos secretos" para formatar, ontem dando uma olhada no Orkut, os dois "líderes" do Nokia Guru ficam simplesmente brigando um com o outro, chegando a citar ofensas, um usúario faz uma pergunta e abaixo têm 3 respostas consecutivas diferentes vindas dos "selinhos" da Nokia, só rindo mesmo....

Anônimo disse...

Esse negocio de Guru é a maior piada, os gury do orkut postam sempre a mesma resposta parece que usam um CTRL+C CTRL+V virou uma palhaçada. Martinez você fez bem em sair do programa, seu nível é mais acima, já te conheço desde o foxgsm e sabia que você não ia ficar nisso muito tempo rsss.....

Cláudio Martinez disse...

Pois é André, não da para participar de um programa desses com o nível de respostas sem a menor qualidade, a Nokia deveria pensar melhor nas regras antes lançar um programa desses.

Cláudio Martinez disse...

Ola anonimo, participei do programa pois achei que seria de qualidade e nível mas me enganei, e sim o pessoal esta usando literalmente o copiar colar, inclusive já vi respostas minhas do tempo do Plusgsm de quando eu era moderador e olha que fui Administrador de la já tem anos isso, por ai você tira o nível decadente dos competidores, não da para participar de um treco desses nê!.

Vegetando disse...

Como um amigo comentou, não importa muito a relevância do auxílio.

Se uma pessoa coloca um post num blog, abordando o tema com profundidade e tem 100 comentários, o valor será o mesmo que a resposta de uma pessoa que diz "formate o aparelho".

Tudo bem que inicialmente isso não vai deixar "anônimos" em desvantagem com relação a blogueiros famosos, mas isso cria um outro tipo de situação que quantidade contra qualidade.

Pelo nível que a coisa está sendo levada, acho que seria possível criar um bot no twitter que vê uma mensagem com a palavra chave Nokia (ou um dos aparelhos), dá uma resposta automática, como a indicação de uma página de referência e pronto, vc vai ter vários pontos contabilizados de modo automático.

Gostei sim da iniciativa do Nokia Guru, mas acho que poderiam rever os critérios.

Cláudio Martinez disse...

pois é meu caro, acho que a nokia deveria te estudado melhor o projeto antes de o colocar em ação

Anônimo disse...

Eu acho ridículo uma ação de mídias sociais dar mais valor para quantidade do que para qualidade.

A forma de coleta também é muito ridícula: além de linkar, você tem que postar lá o que linkou. ??? O pessoal da Nokia não conhece search.twitter.com, busca do orkut, google search, google alert, ...?

DESATIVADO disse...

Eu quando vi o nokia guru pela primeira vez fiquei muito empolgado achando uma forma inteligente da NOKIA conhecer as pessoas que são fãs da marca e que gostam de ajudar os outros usuarios inclusive esse foi um dos argumentos que coloquei na minha ficha de pedido para ser um guru. Fiquei muito lisonjeado quando recebi o email da NOKIA aceitando a minha inscrição mas assim como todos que estavam levando a sério essa iniciativa me decepcionei por completo... Virou uma competição banal e sem critérios por pontos onde mais vale dar uma resposta genérica do que tentar ajudar outra pessoa. O pior é que acho que no final dessa primeira rodada vão acabar com o projeto. Só não acabaram ainda pra não sujar o nome da empresa... Deplorável isso

Cláudio Martinez disse...

É Tirano faltou profissionalismo por parte dos profissionais a frente desse programa, ai deu nisso.

Vegetando disse...

Não duvido que essa dúvida foi contada: http://twitpic.com/7nk97 :P

Rafael disse...

Concordo plenamente contigo meu amigo.

Infelizmente virou um circo para ver quem ganha o famoso 5800 primeiro (que é o almejo de todos).

Eu não participo por total falta de tempo mas nestas oportunidades você vê como são as pessoas... eu tive o espaço móvel, meu fórum xodó de telefonia durante 2 longos e excelentes anos e que infelizmente fechou por falta de equipe

Não tinha a mínima condição na época de pagar nada a ninguém e esse também não era o foco, já que era um trabalho voluntário, assim como o Guru deveria ser.

É legal ajudar sim, mas AJUDAR.. o programa não é uma corrida de cavalos... ou não deveria..

A Nokia peca por não monitorar melhor o pessoal. Em um fórum bem conhecido do ramo eu vejo usuários ajudando os outros e depois um guru vai mais abaixo e posta a mesmíssima coisa que o usuário acima postou.. é uma falta de vergonha imensa...

Tomara que quem leve o prêmio mereça MESMO levá-lo, que ajude com força mas com qualidade. Um colega meu veio me pedir o absurdo de postar como ele pra ele passar na frente do cara da primeira posição..... ai ele fica com o 5800 e me da um 6600 hahaha

Foda cara... tomara que a Nokia reveja os termos da promoção ou realmente premie aquele que mais ajudou efetivamente!

Grande abraço

Cláudio Martinez disse...

Infelizmente o circo vai continuar

Ramalho disse...

Prefiro continuar no meu anonimato, a final o que me interessa é mostrar ou ensinar exatamente o que a Nokia não quer e isso vem da época que trabalhava na dita cuja. Então vamos deixar os Nokias Gurus com suas falsas ajudas, que os blogueiros sem criatividade continuem suas copias e colas e que as comunidades do Orkut continue sugando toda a informação disponibilizada na internet. Um via para a web 2.0.

Marcelo disse...

Realmente está uma balburdia esta promoção. O que eu não entendo é por que a Nokia não disponibiliza as respostas dadas por cada um dos participantes... afinal, se os primeiros colocados são tão bons para terem tantos pontos, com certeza isso iria ajudar a todos que tivessem dúvidas.
Uma pena, a idéia e a iniciativa foram muito boas, mas a execução... péssima. Espero que as próximas idéias/promoções sejam mais pautadas em uma meritocrácia a uma copia-e-cola-crácia.
Abs!

Marcelo disse...

Cláudio,

Você leu o informe da Nokia no seu blog institucional???
Acho que eles andaram lendo o seu blog. rs

Abs!

Cláudio Martinez disse...

Acabei de ver Marcelo, mais no meu ponto de vista a merda já foi feita e não tem como remediar

Marcelo disse...

É verdade.
Só por curiosidade, o primeiro colocado do Nokia Guru tem uma pontuação que, se não me falha a matemática e levando em consideração ao que a própria Nokia disse, corresponde a ele ter respondido 1048 perguntas em um tempo de 23 dias, o que dá cerca de 46 respostas por dia ou quase 2 respostas por hora... ou ele realmente sabe muito sobre tudo o que existe relacionado ao assunto, ou há gato nessa lebre. rs
Abs!

Cláudio Martinez disse...

pra que existe o copiar colar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina