Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia Guru Amplia os Premios mas não muda.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Guru? Só se for assim


Ao contrario do que algumas pessoas na internet pregavam, fazendo mil elogios ao programa Nokia Guru, Martinez, o primeiro a mostrar os fatos, que o programa não é só flores como alguns pensam.

Eu achei que o assunto estava praticamente encerrado, que nada, o fato é que por coincidência (ou não), após os posts algumas pessoas caíram na real, mas a Nokia não, ou empurra com a barriga e se faz de morta.

Ampliar os prêmios e dividir em categorias os meios de resposta não mudará o fato que os problemas que o Martinez mostrou anteriormente desapareceram, como a falta de critério das respostas e dos gurus.

As pessoas que respondem duvidas na internet sobre a Nokia sempre fizeram isso e não vão se matar por alguns celulares e acessórios e ao que me parece a rotina da maioria não se alterou.

Vamos aos fatores que a Nokia se esqueceu.

O fator leitura. Uma resposta normalmente ajuda mais de uma pessoa, alem de tutoriais amplos que ensinam a “pescar” ao invés de “dar o peixe”. Esses tutoriais “Salva vidas” ficam estáticos em diversos meios ensinando varias pessoas sem qualquer “ganho” para quem desenvolveu, sendo mais relevantes que o trabalho de vários gurus juntos.

Fator qualidade. Evidente que nem todos os “Gurus” possuem a mesma qualidade e isso ficou claro quando, eu tive que intervir em um caso onde um guru respondia algo caso uma “re atualização” do software não desse certo, o usuário foi instruído há “abrir o aparelho se tivesse condições”, algo que a própria Nokia desencoraja os gurus fazerem,

No caso em questão, não resolveria o caso, pois falta de sinal pode ter diversos fatores e vários procedimentos básicos precisam ser feitos antes de qualquer tentativa de abertura do aparelho, e pela minha experiência em manutenção sabia que isso não iria resolver.

Despachar para autorizada? O guru poderia ter usado esse recurso, mas a Nokia da todo tipo de treinamento “fundamental” em sua Store, enquanto deixa rolar o treinamento das autorizadas, e esse tipo de “despacho” é cruel, eu sei, pois “senti na pele” e não sou único a engrossar esse coro, que o digam os usuários dos sites de reclamação.

O Fator Fraude. É relativamente fácil fraudar o concurso da forma como foi feita, já que a Nokia não exerce nenhum tipo de controle em fóruns, comunidades e blogs, ferramentas para criar usuários e posts fictícios, não é exatamente uma novidade para os mais vivos, pois por motivos não materiais já se fazia isso, quem dirá com celulares em jogo.

Espero que a minha explicação não seja nova aos organizadores do concurso, pois em breve isso vai entrar na pauta e acabar sendo um motivo ou desculpa para encerrar o concurso.

Se a Nokia não entender que precisa ao invés de dar celulares a alguns da internet, pegar os Gurus Brasil a fora para treinar os atendentes das operadoras que você pede para ver os telefones Symbian e elas perguntam se quer um telefone "Símio", qualquer coisa diferente disso, será perda de tempo.

Imprimir Salvar como Pdf

6 comentários:

Kiko disse...

Olá.

Parabéns pelo post, falou tudo! Abraço.

Cláudio Martinez disse...

Ainda continuam me mandando e-mails pedindo para me recadastrar, sera que não fui claro quando disse que não tinha nenhum interesse em participar de um "circo desses", com meio mundo de gente dando CTRL+C CTRL+V, se isso é ser um Guru eu quero ser um mico de circo.

Marcelo disse...

Olá Luiz,
Excelente post, disse tudo que eles precisam ouvir... pena que talvez eles não venham a ler isso ou, pior, não queiram ler isso.
Abs!

Cláudio Martinez disse...

Marcelo pode ter certeza que eles já leram sim, pois na primeira vez onde eu fui o único a criticar abertamente as falhas do programa num post anterior, em poucos dias as regras mudaram, se é que pode se chamar de mudança.
Ainda bem que não preciso me sujeitar a certas coisas em troca de um celular.

Vinicius Martins disse...

Cláudio,

Eu concordo com você... E não estou me importando muito com o selo "Nokia Guru" no meu blog. Não escrevo tanto mais, por focar mais no meu outro hobby (bike), mas mesmo se estivesse não estaria afoito para conseguir isso.

Responder problemas específicos, é necessário, é óbvio... Mas prefiro textos amplos, que ajudem a todos a melhor usar os dispositivos móveis.

Abraços,

Vinicius

Cláudio Martinez disse...

pois é Vinícius eu retirei o selo do blog e solicitei o cancelamento do meu cadastro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina