Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Participe do Mutirão do lixo eletrônico

domingo, 2 de agosto de 2009


Numa campanha que deveria servir de exemplo e se estender para todos os estados do Brasil, a Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo lançou o Mutirão do Lixo Eletrônico.

Muitas pessoas entendem por lixo eletrônico os SPAM’s que são enviados em seus e-mails. Mas, quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD´s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Segundo a ONG Greenpeace, estima-se que são produzidos, todos os anos, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, que correspondem a 5% de todo o resíduo produzido na Terra. Isso representa um volume suficiente para lotar uma locomotiva, com vagões que dariam a volta ao mundo.

Nos consumidores, só pensamos em comprar um eletrônico novo quando aquele que utilizamos da defeito e não é possível consertar, mas o que fazer com ele? jogar no lixo? queimar? enterrar?, pois é, acho que esta na hora de começarmos a pensar com muita atenção nesse assunto. Aqui em Salvador o descarte de baterias de aparelhos celulares pode ser feito nas lojas da TIM, OI, VIVO e CLARO e em algumas assistências técnicas como a da Motorola no hiper bom preço da avenida ACM, aparelhos quebrados você pode doar e ate mesmo vender para alguma assistência técnica ai no seu bairro, pois com certeza é melhor do que jogar no lixo.

Não devolva para a natureza o que ela não criou. Esse post foi uma dica do meu amigo Marcelo Hirota do blog BugigangaEletrônica.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina