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As Empresas e a Nova Relação com a Midia Social

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Na Liderança da Midia Social no
segmento Celulares


Muitas pessoas dizem muito sobre a mídia social e se tem feito investimentos pesados nessa área, mas isso não garante que a empresa tenha sucesso com a mídia social, fato que simplesmente da noite para o dia, mudou a lógica do marketing. Na verdade as empresas investem mais em publicidade, quando deveriam estar investindo menos.

Existe um ditado que diz que “marketing tem todas as letras da mentira e ainda sobra”, e nessa relação, toda a propaganda e publicidade, pode cair como um “castelo de cartas” caso a interação com o consumidor seja lenta e ineficaz e por isso os investimentos em propaganda serão cada dia menos necessários, a Mídia Social reduzirá muito os custos de publicidade para todos aqueles que tiverem qualidade como um alvo móvel.

Regra do jogo é simples e não mudou muito, ouça o consumidor ou ele vai mostrar que você não merece a confiança dele e de outros consumidores, isso é antigo, “um consumidor satisfeito talvez indique sua empresa para um amigo, um consumidor insatisfeito vai espalhar para dez”, a mídia social tornou isso maior e acrescentou ingredientes na mistura.

A nova ordem promovida pela web 2.0 leva a única conclusão lógica, quem não tem qualidade será “devorado vivo”. Isso se dará em dois momentos, nos problemas e nas virtudes.

Nos problemas, quanto mais graves forem, a mídia social vai tornar o consumidor mais consciente a propaganda negativa feita por ele pode levar a empresa ao desastre. Ou se investe maciçamente em todos os aspectos da qualidade ou esse tipo de problema será uma constante nas empresas.

Nas virtudes, quem fará a diferença? Os usuários avançados, que ainda sim se organizam em “guetos”, apesar de blogs e sites na web serem espaços individuais, existe uma rede limitada de usuários avançados sobre os produtos e serviços. Eles são um ponto de referencia para as empresas, pois normalmente mostram os problemas, comparam com o concorrente e dão o tom das necessidades de curto e médio prazo das empresas.

As duas empresas em opostos na mídia social? Nokia e Apple. Nokia tem apesar de nem todas as suas iniciativas terem o sucesso absoluto, ela está no caminho certo, ouvindo os consumidores e principalmente, seus usuários avançados. Apple, segue na contra mão, negando problemas, tratando seus desenvolvedores com desprezo e obrigando seus desenvolvedores a tirar virtudes de suas aplicações

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nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola , , ,

3 comentários:

Aknaton disse...

Bom dia!
Muito bom o post do Luiz Paulo parabéns!
Já vou indicar a leitura no twitter!
Um abraço!

Luiz Paulo Andrade disse...

Só posso mais uma vez agradeçer Aknaton

Pedro Sorrentino disse...

Muito bom o post.
Resumiu a realidade do marketing em mídia social em poucos parágrafos!

Agora em relação a Apple...

Eles não precisam disso pois tem o triplo de pessoas fanáticas por seus produtos. A diferença e design e o status de possuir produtos apple, ainda são mais poderosos e permitem a Apple ser tão arrogante.

Com o tempo isso só irá diminuir se existirem produtos equivalentes ao iPhone, por exemplo.

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