Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia torna mais fácil e lucrativo o desenvolvimento para aparelhos Symbian

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Nokia apresentou hoje uma série de importantes melhorias nas ferramentas de desenvolvimento que tornam mais simples, fácil e lucrativo o processo de criação de aplicativos para a maior audiência mundial de usuários de aparelhos móveis.

Entre as principais novidades, pode-se destacar:

• Melhorias significativas no kit de desenvolvimento em Qt (SDK), resultando em uma redução de 70% no número de linhas de código necessárias na criação de aplicativos para smartphones Symbian;
• Aprimoramento na experiência do usuário na Ovi Loja, tornando-a mais rápida e simplificando a busca por aplicações;
• Redução da barreira de entrada e aumento das oportunidades de monetização para desenvolvedores, incluindo assinatura gratuita para Java e Symbian, compra in-apps – aplicações que permitem a venda de produtos -, melhor compartilhamento de receita e ferramentas analíticas mais avançadas.

“Nossos anúncios certamente trarão mais aplicativos interessantes para os produtos da Nokia, em especial para nossa nova família de smartphones Symbian, apresentada no Nokia World", disse Purnima Kochikar, vice-presidente do Fórum Nokia. "Nós tornamos tudo muito mais simples, removemos obstáculos e procuramos fazer este negócio ainda mais lucrativo para as pessoas que criam aplicativos para os nossos telefones. Acreditamos que isso irá convencer mais desenvolvedores a desenvolver aplicativos para as milhões de pessoas, em mais de 190 países, que estão usando a Ovi Loja em seus aparelhos Nokia".

Conceber e desenvolver
Hoje, os desenvolvedores podem distribuir aplicativos para cerca de 175 milhões de smartphones Symbian da Nokia - a maior base de usuários de smartphones do mundo. O Qt já vem pré-instalado em todos os novos smartphones da Nokia e pode ser baixado pelas milhões de pessoas que já possuem aparelhos desse tipo. Usando o Nokia Qt SDK para criar aplicativos, os desenvolvedores irão descobrir uma solução completa e fácil de usar, que reduz o fluxo de trabalho – com bibliotecas de desenvolvimento de interface intuitiva para o usuário – resultando em 70% menos linhas de código e reduzindo drasticamente o tempo de criação.

Novas oportunidades para os desenvolvedores incluem os in- Apps, que permitem diversos modelos de negócios na Ovi Loja, como assinatura, micro-transações ou "teste e compre" – ou seja, caso a versão gratuita do aplicativo agrade o usuário, ele poderá facilmente atualiza-la para a versão paga. Também será possível que desenvolvedores usem os aplicatvos para venda de bens virtuais como níveis adicionais para jogos ou outros recursos avançados.

Mikael Hed, CEO da Rovio, empresa que criou um dos jogos para celular mais populares do mundo, o Angry Birds, está agora trazendo o jogo para aparelhos Nokia. Falando sobre o novo recurso do in-app na Ovi Loja, Hed disse: "Agora nós temos um mecanismo elegante para oferecer conteúdos premium em jogos como Angry Birds, de uma forma que não interrompa as pessoas enquanto elas se divertem."

Com o Nokia Qt SDK, os desenvolvedores poderão, também, disponibilizar seus aplicativos para funcionar em futuras plataformas, como Meego, de modo rápido e prático, tendo ainda a possibilidade de aproveitar todas as funcionalidades adicionais ou APIs que essas plataformas trarão.

Distribuir
A Nokia está focada em gerar condições para que os desenvolvedores consigam mais rentabilidade, atuando com as operadoras e melhorando consideravelmente a parcela da receita do operador nos pagamentos efetuados a partir de 1 de outubro. O processo de assinatura dos apps também foi agilizado: com apenas um clique, aplicativos em Java e Symbian podem ser publicados num instante.

A aquisição da Motally pela Nokia fornece aos programadores ferramentas de análise mais complexas, o que lhes permite controlar, monitorar e monetizar seu conteúdo. Vale lembrar que esses recursos serão extendidos às plataformas Qt, Symbian, Meego e Java.

O alcance da Ovi Loja oferece grandes oportunidades para desenvolvedores, com uma base de usuários ativos em mais de 190 países e fortes relações locais com 91 operadoras do mundo. Mais de 50 publicadores romperam a marca de 1 milhão de downloads cada, sendo que alguns (como é o caso de Offscreen) chegaram a ter seus apps baixados 43 milhões de vezes.

"Fizwoz foi lançado como uma aplicação baseada em Qt, que no início do ano era destaque no top 10 aplicativos Ovi Loja para Nokia N900 por apenas uma semana", disse Andy Sheldon, CEO, Fizwoz. "Durante esse tempo, o app recebeu mais de 9.000 downloads em 91 países, e quando nós o disponibilizamos em smartphones Symbian, no início de maio, nossos números dispararam. Temos agora cerca de 41.000 pessoas usando a aplicação, em 167 países, e uma média de 200 a 300 novos usuários todos os dias. Na verdade, demorou apenas dois meses para a Nokia se igualar ao número de usuários que tínhamos em uma loja de aplicativos concorrente da Nokia, que possui um foco de distribuição predominantemente nos EUA. A Nokia realmente é uma empresa global.”

Primeira SDK para celulares touch
Além dos aperfeiçoamentos com o Nokia Qt SDK para smartphones e computadores móveis, a Nokia anunciou também um SDK para os aparelhos S40 da série Touch and Type – o primeiro SDK para celulares touchscreen (que não são smartphones) da indústria.

No ano passado, a Nokia vendeu 364 milhões de celulares - cerca de um milhão de aparelhos a cada dia. O novo kit de desenvolvimento para aparelhos série 40 Touch and Type traz o benefício de uma interface sensível ao toque para uma nova audiência global. O SDK, disponível para download no site forum.nokia.com, irá tornar o desenvolvimento para estes dispositivos extremamente simples e permitir fácil portabilidade dos aplicativos existentes criados para os atuais smartphones da Nokia.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina