Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Instituto Nokia de Tecnologia contribui com solução para a próxima geração da tecnologia wireless, o Bluetooth low energy

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


São Paulo, 14 de outubro de 2010 – Conexões rápidas e de baixo consumo, com sensores interoperaveis e de baixo custo. Essa será a receita do INdT para a implementação do suporte à tecnologia Bluetooth Low Energy. Essa nova tecnologia se adianta a um futuro próximo, em que teremos mini sensores em vários outros dispositivos, e as limitações de bateria destes sensores requerem um avanço no Bluetooth que conhecemos hoje. “Mais do que trabalhar para desenvolver novas tecnologias, entendemos que o mundo que buscamos prever no futuro é, de fato, integrado, onde as pessoas estão, cada vez mais, conectadas entre si e com o mundo com a qual interagem. Por isso, avanços nesse sentido nos dão mais indicativos de que estamos no caminho certo”, explica Claudio Takahasi, pesquisador da área de Software e Interface de Usuário do INdT e contribuidor do projeto BlueZ.

De acordo com o pesquisador, o Bluetooth 4.0 irá se destacar por uma série de vantagens. “A tecnologia Bluetooth já está na maioria dos celulares e computadores portáteis espalhados pelo mundo. Como não se trata de uma simples atualização, uma vez que envolve um hardware especifico para Low Energy, gradualmente aparecerão no mercado unidades dualmode, ou seja, que suportam Bluetooth tradicional e Bluetooth Low energy”, explica.

Para Takahasi, além dos baixos níveis de consumo, a nova tecnologia contará com transmissão otimizada para pequenas quantidades de dados; e baterias de pouca capacidade (coin cells). Outra novidade, é que o Bluetooth single mode será adotado em pequenos dispositivos, como sensores com restrições de consumo de energia, que poderão, inclusive, se comunicar com nossos celulares.

“Um dos fatores mais importantes são as fronteiras e a aplicabilidade que esta melhoria na tecnologia proporciona. Simplificar o hardware é consequência de uma necessidade: integrar dispositivos com uma tecnologia comum e amplamente utilizada.”, comenta Takahasi.

A nova versão Bluetooth tem um número de características que a tornam muito atraente para uma ampla variedade de novos mercados e aplicações, tais como:

Saúde e Fitness - de sapatos e cintas de frequência cardíaca a balanças e computadores de bicicletas e carros. Estes dispositivos poderiam interagir com os telefones celulares. Isso permite um acompanhamento do desempenho físico de forma mais prática e rápida. Este mercado inclui também dispositivos ligados à saúde, como medidores de oxigênio no sangue e medidores de glicose no sangue que podem disparar alarmes, indicar problemas físicos e enviar dados dos pacientes para acompanhamento dos serviços da Web ou para os médicos;
Em casa – o telefone celular pode se tornar o novo controle remoto para sensores e dispositivos domésticos;
No trabalho – vantagem imediata para os mouses e teclados sem fio, ou para o controle do aquecimento e ventilação;

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina