Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

2 dias de uso com o Nokia N8

sábado, 25 de dezembro de 2010

Não vou fazer review nem unboxing ou coisas do tipo pois isso todo mundo ta cansado de ver, vou relatar minha experiencia como usuário.

O aparelho ou melhor o conjunto aparelho/sistema symbian^3 bate de longe o antigo, a interface ainda é um pouco parecida mas isso logo fica para traz quando você começa a mexer no aparelho.

Rápido, sim ele é muito rápido, por isso se você esta com receio de comprar pensando que vai encontrar a mesma lentidão da versão anterior pode desencucar meu amigo, vá ate alguma loja e manuseie o aparelho, garanto que em poucos minutos as impressões ruins ficam para traz, comigo foram 15 minutos para isso acontecer.

O aparelho é bem construído e passa a sensação de se tratar realmente de um aparelho robusto e feito com material de qualidade gostei muito, alem disso ele é bem fino para um smartphone com tantos recursos, quase a mesma espessura que o E71 porem mais leve.

Vou listar alguns pontos.

Câmera: sim ela é ótima se você souber como usar pois o flash xênon tende a estourar o nível de branco, se você for tirar fotos no automático em ambientes internos com luz artificial desligue o flash se o objeto ou pessoa estiver a mais de 3 metros e não se preocupe que a foto não sai escura, e para menos de 3 metros deixe o flash no automático ou com redução de olhos vermelhos.

Vídeo: o vídeo eu ainda não testei mas tenho certeza que é muito bom tirando pela experiencia que já tive com outros Nokias e ate com o N97 mini que utilizava 2 dias atras.

Sistema Symbian^3: sim ele é rápido tudo é acessado rapidamente claro que a combinação hardware/software fizeram essa diferença. O menu lembra o velho symbian mas sem a irritação e lentidão do anterior mas como estamos na primeira versão eu tenho certeza que quando começarem a sair as atualizações de firmware a coisa sera diferente e com certeza muitas melhorias e correções serão implementadas e disso eu não tenho duvida.

Bug: alguns relataram que o aparelho ficava conectando sozinho a internet e mesmo você desabilitando a busca Wi-Fi ele conectava, eu não considero um bug e sim uma função de sincronização da conta de e-mail, basta alterar o horário de recuperação a seu gosto ou desmarcar os dias de recuperação.

Hackear e mudar o produt code, coisa que era fácil na versão anterior nesse novo symbian ^3 se tornou uma dor de cabeça pois o NSS não é compatível com ele e o JAF ate se comunica mas não altera o produt code, ate o momento o método que esta sendo usado com sucesso utiliza o phoenix que pra mim é meio arriscado e por esse motivo deixei ele com o firmware original da Claro pois toda a tranqueira ou quase toda eu removi com exceção do tema e o logo de ligar e desligar o aparelho o que não chega a ser um incomodo mas to pensando em atualizar ele usando uma box profissional essa semana vejo isso.

Considerações finais: R$1500 é um valor considerável para se pagar num smartphone, mas tem aparelhos mais caros e com menos recursos que o N8, alem disso o N95 foi muito mais caro quando foi lançado veio cheio de bugs e mesmo assim se tornou o aparelho mais vendido da nokia em todos os tempos, tenho certeza que o N8 vai trilhar esse mesmo caminho e se você tem $$$ disponível e esta em duvida pode comprar e aguardar pois esse aparelho tem tudo para se tornar um N95 do futuro se a nokia corrigir as falhas sem demora, ah!! já ia esquecendo, a embalagem poderia ser bem melhor se tratando do aparelho top da marca concordam comigo?

Imprimir Salvar como Pdf

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber desses detalhes

Anônimo disse...

A Nokia cobra 1500,00 por todos os recursos que o aparelho oferece e tentou economizar em todo o resto :)

Kaka Freitas disse...

Olá Claudio!!! que bom que comprou o N8, pois tb. acabei de adquirir o meu (prata s/fuga de luz...rs) e estou louca para ver suas indicações de programas, etc.
Tem um porém aqui... o AccuWeather que veio instalado ou pré (sei lá) qdo clico fica tudo "branco". bem...estou cheia de dúvidas, e outra é: amooo o MobiReader(tenho um mooonte de livros) mas não abre... espero que voce indique algo, ou solução...

Bom... vou acompanhar seu post.

Abraços e Feliz Ano Novo!!!

Katia

Cláudio Martinez disse...

Anonimo, ate agora não achei nenhuma falha no projeto do N8, o meu é prata e não tem nenhum fuga de luz, aquilo ali é coisa de fresco pois não vou desmontar um aparelho novo por uma coisa besta como aquela.

Cláudio Martinez disse...

Katia, os programas que instalei baixei da loja Ovi, uma solução é você procurar na loja Ovi programas semelhantes ou tentar esse aqui http://mobipocket-reader.softonic.com.br/symbian

Rafael disse...

Claudio, um amigo cogita a compra de um N8 também e pelo que vi tu aconselha (eu tenho bastante preconceiro ainda tendo em vista um 5530 lentooo por exemplo)....
Quanto tu pagou nele? Ele tem R$600,00 agora, será que consegue um bom plano? Qual plano tu pegou?

Abração

Cláudio Martinez disse...

Rafael, o N8 é o aparelho da Nokia mais rapido que já vi, nenhum outro se compara a ele, o meu saiu por 650 no claro 120 com pacote de dados de 250mb

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina