Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Qual foi a Grande Tecnologia de 2010?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Estamos chegando ao final de 2010 e podemos dizer que este foi um ano fértil para a tecnologia. Muitas novidades chegaram, outras tecnologias foram renovadas, consolidadas ou repaginadas.

Vejamos como foi o ano... iPhone 4, iPad, Impressoras 3D, Smartphones, Google Android, Windows 7, Windows 7 Mobile, Tablets, Core i3, Core i5, Core i7. É... muita coisa aconteceu.

Outro fato muito relevante neste ano foi a oferta mais consistente de links de Banda Larga de melhor qualidade, com velocidades interessantes, partindo de 5Mbps e chegando a outrora inimagináveis 100Mbps. Nunca tivemos tanta disponibilidade de banda para conexões residenciais. Isso é importante porque os equipamentos portáteis com acesso WiFi e que utilizam essas conexões também tiveram um espaço importante neste ano, além dos Tablets, que chegaram mais recentemente.

Neste último cenário, quem ganhou bastante espaço foi o Sistema Operacional Google Android, que está presente em mais de 300 modelos de celulares e boa parte dos Tablets. Essa disponibilidade fez o número de licenças do Google Android superar a quantidade de iPhones vendidos até o presente momento de 2010. Esse fato é muito relevante frente a um ícone como é o iPhone, que reinventou o mundo dos celulares em 2007 e seguia soberano desde então. Também não podemos nos esquecer de mencionar o iPad, que também é sucesso de vendas e que agora sofre a concorrência do Google Android.

Para os iniciados em tecnologia, o Android tem surpreendido positivamente, pois tem se adaptado bem aos modelos de celulares dos mais diversos fabricantes e tem incentivado os fabricantes a desenvolverem uma linha nova de aparelhos de alta tecnologia e performance, com tecnologia Touchscreen e acesso à Internet e às redes sociais. Alguns destes aparelhos já aparecem como sucessos de crítica, como são os casos do Galaxy S, da Samsung e da nova linha da HTC.

Com todos esses predicados, o ano de 2010 foi muito positivo para a telefonia celular, que continua batendo recordes de vendas e de crescimento da base de clientes.

Diante de todos esses eventos, eu diria que a grande tecnologia de 2010 foi o Sistema Operacional Mobile Google Android, que chacoalhou o já movimentado mercado de celulares e trouxe na carona rivais de peso para o antes inatingível iPhone.



*Almir Meira Alves é professor de Redes de Computadores da FIAP e da Faculdade Módulo. Engenheiro Eletrônico pela UNESP, pós-graduado em Gestão Empresarial, membro do Programa de Mestrado do Centro de Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. Técnico em Telecomunicações pelo CEFET/SP. Possui curso de extensão em Criptografia e Segurança de Redes pelo Exército Brasileiro e pela UFF /RJ e de Mecatrônica pelo SENAI/SP.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina